Alfredo Gaspar propõe projeto para combater crimes virtuais contra crianças com uso de IA
Projeto propõe criminalizar conteúdos de abuso infantil gerados por inteligência artificial

O Brasil convive com uma realidade alarmante em relação ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2024, segundo o Disque 100, a cada hora, uma média de 33 denúncias de violações contra crianças e adolescentes são registradas, contabilizando mais de 11 mil denúncias de violência sexual infantil. Atento a esse cenário e aos novos desafios que a tecnologia impõe à proteção de crianças e adolescentes, os deputados federais Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) e Alberto Fraga (PL-DF) apresentaram o Projeto de Lei 1239/2025.
O texto propõe a atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para criminalizar, de forma explícita, a produção, posse e compartilhamento de imagens de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes geradas por inteligência artificial.
“Neste 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, precisamos lembrar que a infância precisa ser protegida todos os dias, inclusive no mundo digital. Nenhuma tecnologia pode servir de escudo para criminosos. A infância é sagrada”, afirma o deputado Alfredo Gaspar.
O projeto, protocolado na Câmara, busca preencher lacunas na legislação atual, que já prevê punição para imagens “simuladas”, mas ainda não contempla de forma clara os conteúdos gerados por IA e deepfakes. Segundo os parlamentares, a lei atual já criminaliza imagens “simuladas”, mas o avanço da tecnologia exige uma revisão legal para evitar interpretações que possam enfraquecer o combate à exploração infantil.
“O desenvolvimento da inteligência artificial trouxe desafios inéditos para a proteção da infância. Precisamos garantir que criminosos não escapem da lei alegando que as imagens não retratam crianças reais. E entender que esse tipo de conteúdo pode, ainda, incentivar que esse anseio do mundo virtual faça vítimas no mundo real. Toda e qualquer forma de exploração infantil deve ser combatida com rigor”, destaca Alfredo Gaspar.
O PL 1239/2025 aguarda análise na Câmara dos Deputados e representa um passo importante no fortalecimento da legislação de combate à exploração sexual infantil no ambiente virtual.
Últimas notícias

Suspeito de tentativa de homicídio contra vizinha em União dos Palmares é preso

Semarh declara estado de alerta diante das persistentes chuvas em Alagoas
![[Vídeo] Após chuvas, placas de veículos são achadas no bairro da Jatiúca](https://img.7segundos.com.br/CmmFHoQtcPaA3XB9SGsRGnx502U=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-18-at-105342.jpeg)
[Vídeo] Após chuvas, placas de veículos são achadas no bairro da Jatiúca

Chuva provoca deslizamento de terra e compromete estrutura de casa no São Jorge

Colisão entre dois carros deixa três mortos e dois feridos em São José da Tapera
![[Vídeo] Ventania derruba telhado de marina no município de Maragogi](https://img.7segundos.com.br/Zo3uwKl-s0BbAB0QuAL4JjvskFM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-18-at-100905.jpeg)
[Vídeo] Ventania derruba telhado de marina no município de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
