Semarh emite estado de alerta hidrológico para rios e lagoas das regiões Norte, Litoral e Metropolitana
Rios Jitituba, Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe apresentam elevações significativas; lagoas Manguaba e Mundaú também preocupam
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu estado de alerta hidrológico nesta segunda-feira (19), após observar elevações preocupantes nos níveis de rios e lagoas em diversas regiões do estado.
O monitoramento hidrometeorológico atualizado ao final da tarde detectou que vários cursos d’água ultrapassaram limites de atenção e seguem com tendência de elevação, especialmente em municípios da Zona da Mata, Litoral Norte e Região Metropolitana de Maceió.
O rio Jitituba, no município de Flexeiras, registrou elevação máxima durante a madrugada, estabilizou pela manhã e voltou a subir no período da tarde, atingindo 312 cm. Há risco de alagamentos caso as chuvas se intensifiquem nas próximas horas.
Já o rio Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde, apresentou nível de 434 cm, com risco de transbordamento ainda na noite desta segunda-feira. Situação semelhante foi observada no rio Manguaba, em Porto Calvo, que alcançou 249 cm, aproximando-se da cota de transbordamento.
O rio Camaragibe também inspira atenção nas áreas mais baixas dos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe, que podem sofrer impactos com o aumento do volume de água previsto para as próximas horas.
As lagoas Manguaba e Mundaú também apresentaram alterações.
Em Marechal Deodoro, a lagoa Manguaba atingiu 217 cm, perdendo sua oscilação natural – sendo que a cota de transbordamento é de 270 cm.
Em Maceió, a lagoa Mundaú chegou a 78 cm, também em elevação, com risco de transbordamento caso as chuvas persistam.
Diante desse cenário, a Semarh reforça a necessidade de acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como dos níveis dos rios e lagoas monitorados em tempo real.
A população pode acessar os dados atualizados pelos seguintes links:
Previsão do Tempo - Semarh: http://www.semarh.al.gov.br/te... Monitoramento Hidrológico - Semarh: http://www.semarh.al.gov.br/te... Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
