Tempo

Alagamentos em Pilar e São Miguel dos Campos impressionam; rios e lagoas seguem alerta

Foram registrados pontos de transbordo em regiões específicas de municípios

Por Wanessa Santos 20/05/2025 11h11 - Atualizado em 20/05/2025 11h11
Alagamentos em Pilar e São Miguel dos Campos impressionam; rios e lagoas seguem alerta
Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos - Foto: Reprodução/Vídeo

Desde o início do recente período de chuvas intensas, que tem castigado praticamente todo o estado de Alagoas desde o último sábado (17), a população tem permanecido apreensiva, especialmente os moradores de cidades ribeirinhas, já que o risco de transbordo de rios e lagoas é considerado alto. 

Apesar do último boletim de alerta hidrográfico emitido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) informar que nenhum dos rios e lagoas transbordaram, de fato, alguns pontos de alagamento foram registrados por moradores, principalmente nos municípios de Pilar, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos. 

De acordo com o Boletim de Sistemas de Alerta dos Níveis de Rios da secretaria de estado, a situação de praticamente todos os rios é considerada estável, com os níveis de água dos rios, que atravessam Alagoas, figurando como “estáveis” ou “descendo” (sinalizando o escoamento da água acumulada). 

Entretanto, um dos rios permanece em estado de alerta, com nível de água “subindo”. É o rio Manguaba, localizado no município de Rio Largo. Segundo o Boletim, o nível de água do Rio Manguaba está marcando 744.00 cm – última atualização às 7 horas da manhã desta terça-feira (20), sendo que o nível para o alerta de cheia é de 880 cm.

Segundo a Semarh, apesar dos níveis dos demais ris e lagoas estarem classificados como estáveis, a secretaria confirma que houve pontos de transbordo em regiões específicas dos municípios de Pilar e Marechal Deodoro.

É importante que a população que mora em áreas próximas à rios e lagoas, e que sejam consideradas de risco, busque a Defesa Civil para se abrigar durante o período de chuvas intensas, evitando por em risco as suas vidas e as vidas de seus familiares.

Confira imagens da situação dos Rios nos municípios de São Miguel dos Campos e Pilar:

Rio São Miguel, no município de São Miguel dos Campos:

Lagoa Manguaba, no município de Pilar: