JHC determina que prevenção contra chuvas seja reforçada em áreas de risco
Segundo dados da Defesa Civil de Maceió, nos últimos quatro dias, os acumulados chegaram a 419 mm

Com previsão de mais chuvas até a próxima quinta-feira (22), o prefeito de Maceió, JHC, determinou que sejam intensificadas as ações de prevenção para áreas de risco da cidade.
A força-tarefa, que envolve as mais diversas secretarias, atua com o monitoramento de rios e encostas, com ações de desobstrução de galerias e limpeza de canais, com atendimento de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social e o reforço das equipes técnicas para vistoriar obras em encostas, realizar ações emergenciais e garantir a segurança da população.
“Todas as equipes da Defesa Civil estão nas ruas orientando a população e visitando áreas de risco, o pessoal da limpeza urbana, da infraestrutura, está mobilizado. Nós estamos todos empenhados, verificando cada situação e indo em busca de soluções. O trabalho preventivo da prefeitura foi muito importante, mas com um volume de chuvas como este, estamos em alerta máximo. A prioridade agora é prevenir acidentes e proteger a nossa população”, afirmou.
O gestor esteve mais um dia nas ruas, acompanhou o monitoramento da Defesa Civil e visitou as obras do Renasce Salgadinho.
JHC também ressaltou a importância de a população colaborar, evitando o descarte irregular de resíduos e se atentando aos alertas emitidos pela Defesa Civil de Maceio para evitar situações de perigo.
"Desde sábado, estamos lidando com um evento climático intenso, com volumes significativos de chuva e previsão de mais precipitações até quinta-feira. Por isso, intensificamos a nossa atuação e contamos com a colaboração da população para seguir as orientações da Defesa Civil, ficar atenta aos alertas, sair de casa e se abrigar em casa de parentes em caso de risco e também contribuir no sentido de fazer o descarte correto do lixo, que quando feito de forma irregular pode obstruir nossas galerias e impedir que a água escoe”, pontuou.
Segundo dados da Defesa Civil de Maceió, nas últimas 24 horas, os pluviômetros da capital alagoana registram um acumulado de 106 mm de chuvas, e nos últimos quatro dias, os acumulados chegam a 419 mm. Foram registradas 418 ocorrências desde o último sábado (17), a maior parte delas, 176, por deslizamentos de barreiras. Até o momento, 93 pessoas ficaram desalojadas e estão na casa de parentes. Já os desabrigados somam oito pessoas e estão no abrigo do município.
A previsão indica continuidade das chuvas até a próxima quinta-feira (22). Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.
A Prefeitura de Maceió disponibiliza, para as famílias que precisarem de um local seguro para se abrigar, a Casa de Passagem Familiar, no bairro Jaraguá. A unidade funciona na Travessa 13 de Maio, 151, em frente à Praça Rayold.
Para ter acesso à unidade de acolhimento, as famílias afetadas precisam entrar em contato com a Defesa Civil de Maceió, que faz o registro da ocorrência e encaminha ao abrigo e a outros serviços da assistência social, como o auxílio moradia.
Últimas notícias

Homem é vítima de tentativa de homicídio no município de São Miguel dos Campos
![[Vídeo] Rodovia é interditada após deslizamento de barreira no Pilar](https://img.7segundos.com.br/LqeZqNN1H3l7IC_X5-D-BKbgUlE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-05-20-173825.png)
[Vídeo] Rodovia é interditada após deslizamento de barreira no Pilar

CRB x Santos: veja o que é permitido levar para o Estádio Rei Pelé, em Maceió

IMA estabelece termo de compromisso para fortalecer plantio de mudas nativas

Polícia Civil prende grupo suspeito de aplicar golpes com cartões em hotel de Maceió

Estudantes da rede estadual se destacam na Olimpíada Nacional de História
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
