Vacina contra a gripe está disponível para o público geral em Alagoas
Imunizante está disponível nos Postos de Vacinação dos 102 municípios alagoanos

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve o público-alvo ampliado e está liberada para todos os alagoanos a partir dos seis meses de vida. A ampliação atende orientação do Ministério da Saúde (MS), no sentido de assegurar a proteção de toda a população contra as cepas H1N1, H3N2 e B, que circulam no território brasileiro.
Para se vacinar, basta comparecer a um dos Postos de Vacinação fixo ou volante, indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos 102 municípios alagoanos. No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação para o registro da dose do imunizante, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), e não pode estar apresentando sintomas gripais.
Segundo a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, a enfermeira Rafaela Siqueira, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 90% do público-alvo.
"Com isso, iremos contribuir para impedir a disseminação do vírus da Influenza, que pode apresentar quadros graves, levando à necessidade de internação e, em muitos casos, evolução para o óbito principalmente nesses grupos", destaca a enfermeira.
Apelo
Por esta razão, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, apela à população alagoana a se vacinar contra a Influenza.
“As vacinas são gratuitas e seguras e vacinar-se representa um ato de amor a si mesmo e ao próximo, porque quando você se vacina, se protege e protege a família, amigos e a toda a sociedade", frisa o gestor da saúde estadual.
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde, até esta terça-feira (20) foram vacinados 302.473 idosos, gestantes e crianças. Este número representa uma cobertura vacinal de 28,73%, uma vez que o número a ser atingido corresponde a 731.040 pessoas nestes três grupos.
A doença
A Influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada por um vírus com grande potencial de transmissão. Entre os principais sintomas apresentados pelas pessoas que são acometidas pela doença estão febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
Além da vacina, a forma de evitar a Influenza é higienizar as mãos com frequência, seja com água e sabão ou álcool a 70%, evitar lugares com aglomeração, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
Também é recomendado evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, manter os ambientes bem ventilados e se alimentar e se hidratar bem.
Últimas notícias

Anvisa proíbe comercialização e uso de duas marcas de azeite

Idoso de 70 anos é atropelado por motocicleta em Rio Largo

Falsa ocorrência de incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros no Centro de Maceió

Jacaré é capturado após aparecer próximo de casas em Marechal Deodoro

Defensoria Pública cobra reestruturação da Maternidade Santa Mônica, em Maceió

Escola Municipal Cleto Marques Luz, em Maceió, recebe selo 100% climatizada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
