Vereadores destacam ações preventivas para minimizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió
Parlamentares também cobraram maior atenção na desobstrução de galerias, contenção de encostas e socorro à população
As fortes chuvas que caíram em Maceió desde o último final de semana foram temas dos recorrentes debates na Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira (20). Os vereadores destacaram o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Maceió, e também demonstraram preocupação com as constantes inundações nas ruas, bairros, regiões, e ausência da educação ambiental para evitar transtornos.
Para a vereadora Olívia Tenório, é preciso ter cautela antes de fazer apontamentos sobre culpados por causa dos transtornos que a cidade sofre em períodos de chuva. “Precisamos entender que quando o período chuvoso chega em Maceió, a culpa dos transtornos, das inundações, das complicações que ocorrem na cidade não é apenas da falta de infraestrutura, mas devemos levar em consideração as questões climáticas, de esgotamento sanitário [de responsabilidade das empresas BRK e Casal], e a educação ambiental que tem sido falha em todo o país. O prefeito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha estão acompanhando todos os locais de Maceió para poder trabalhar nas melhorias, identificar as emergências e continuar esse trabalho gigante nas contenções de encostas”, discursou.
O vereador David Empregos trouxe informações dos investimentos preventivos realizados pela Prefeitura de Maceió na gestão do prefeito JHC. “Não podemos nos desconectar da realidade, pois a Prefeitura de Maceió tem feito um grande trabalho. Desde 2021, são diversos investimentos na contenção de encostas, desobstrução de galerias, protegendo mais de 40 mil maceioenses. Nos últimos quatro dias, já choveu 420 milímetros, sendo a cidade no Brasil com maior volume de chuvas. Com estas ações, a prefeitura conseguiu minimizar e muito os estragos causados pelas chuvas, e não tivemos óbitos”, disse o vereador.
Já o vereador Rui Palmeira e a vereadora Teca Nelma direcionaram as suas críticas ao Município. Segundo eles, a administração precisa investir com maior responsabilidade para desobstrução de galerias, contenção de encostas e ampliar o socorro à população afetada pelas chuvas.
“A cidade sofreu, mais uma vez, um volume de chuva absurdo desde o último final de semana, e não há drenagem que suporte a quantidade de água. Vou apresentar um requerimento ao Município para que a Câmara tenha acesso a informações sobre os serviços que os robôs desempenham nas galerias de drenagem que deveriam evitar inundações”, reforçou Rui Palmeira.
Os parlamentares Luciano Marinho, Kelmann Vieira, Zé Márcio Filho e Jônatas Omena também ressaltaram as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Defesa Civil Municipal e Alurb, em iniciativas de prevenção e monitoramento. Os comentaram, ainda, que estiveram em contatos com as comunidades e órgãos da prefeitura para solicitar a resolução de problemas ocasionados pelas chuvas em Maceió.
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
