Vereadores destacam ações preventivas para minimizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió
Parlamentares também cobraram maior atenção na desobstrução de galerias, contenção de encostas e socorro à população

As fortes chuvas que caíram em Maceió desde o último final de semana foram temas dos recorrentes debates na Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira (20). Os vereadores destacaram o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Maceió, e também demonstraram preocupação com as constantes inundações nas ruas, bairros, regiões, e ausência da educação ambiental para evitar transtornos.
Para a vereadora Olívia Tenório, é preciso ter cautela antes de fazer apontamentos sobre culpados por causa dos transtornos que a cidade sofre em períodos de chuva. “Precisamos entender que quando o período chuvoso chega em Maceió, a culpa dos transtornos, das inundações, das complicações que ocorrem na cidade não é apenas da falta de infraestrutura, mas devemos levar em consideração as questões climáticas, de esgotamento sanitário [de responsabilidade das empresas BRK e Casal], e a educação ambiental que tem sido falha em todo o país. O prefeito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha estão acompanhando todos os locais de Maceió para poder trabalhar nas melhorias, identificar as emergências e continuar esse trabalho gigante nas contenções de encostas”, discursou.
O vereador David Empregos trouxe informações dos investimentos preventivos realizados pela Prefeitura de Maceió na gestão do prefeito JHC. “Não podemos nos desconectar da realidade, pois a Prefeitura de Maceió tem feito um grande trabalho. Desde 2021, são diversos investimentos na contenção de encostas, desobstrução de galerias, protegendo mais de 40 mil maceioenses. Nos últimos quatro dias, já choveu 420 milímetros, sendo a cidade no Brasil com maior volume de chuvas. Com estas ações, a prefeitura conseguiu minimizar e muito os estragos causados pelas chuvas, e não tivemos óbitos”, disse o vereador.
Já o vereador Rui Palmeira e a vereadora Teca Nelma direcionaram as suas críticas ao Município. Segundo eles, a administração precisa investir com maior responsabilidade para desobstrução de galerias, contenção de encostas e ampliar o socorro à população afetada pelas chuvas.
“A cidade sofreu, mais uma vez, um volume de chuva absurdo desde o último final de semana, e não há drenagem que suporte a quantidade de água. Vou apresentar um requerimento ao Município para que a Câmara tenha acesso a informações sobre os serviços que os robôs desempenham nas galerias de drenagem que deveriam evitar inundações”, reforçou Rui Palmeira.
Os parlamentares Luciano Marinho, Kelmann Vieira, Zé Márcio Filho e Jônatas Omena também ressaltaram as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Defesa Civil Municipal e Alurb, em iniciativas de prevenção e monitoramento. Os comentaram, ainda, que estiveram em contatos com as comunidades e órgãos da prefeitura para solicitar a resolução de problemas ocasionados pelas chuvas em Maceió.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
