JHC anuncia programa Olhar da Gente e garante cirurgias de catarata no Hospital da Cidade
Iniciativa foi idealizada pela primeira-dama, Marina Candia, e integra o Saúde da Gente, programa de saúde itinerante do Brasil
O prefeito de Maceió, JHC, e a primeira-dama, Marina Candia, anunciaram, nesta sexta-feira (23), uma nova etapa do Saúde da Gente: o projeto Olhar da Gente, que vai disponibilizar cirurgias de catarata no Hospital da Cidade. As primeiras 50 cirurgias serão realizadas neste sábado (24), a partir de triagens feitas durante o Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil.
“O Saúde da Gente tem essa capacidade de se aproximar do maceioense. Quando você vai em um bairro afastado, em uma grota, nas periferias, você conversa com a população e começa a entender as reais demandas e as dores daquelas famílias que precisam desse atendimento. O nosso projeto começa com 200 cirurgias por mês, e a ideia é expandir para outras cirurgias oftalmológicas. As cirurgias de catarata têm como público-alvo, sobretudo, pessoas idosas, que naturalmente têm essa dificuldade de procurar atendimento e, por isso, estamos certos do sucesso do projeto”, pontuou JHC.
Todo o atendimento - consulta, exames e o agendamento da cirurgia - é feito na tenda do Saúde da Gente, que permanece, em média, 15 dias em cada bairro da cidade, e que atualmente está instalada na Cidade Universitária, no conjunto Maceió I. Também é possível se cadastrar para as cirurgias no Pam Salgadinho. Basta comparecer, manifestar o interesse, realizar os exames e sair com a cirurgia já agendada.
A primeira-dama Marina Candia é embaixadora do Programa Saúde da Gente e idealizadora do novo projeto. Segundo ela, o processo foi pensado para simplificar e agilizar o acesso da população aos procedimentos oftalmológicos.
“O Saúde da Gente foi se moldando a partir de demandas da população e a gente viu essa grande procura por cirurgias de catarata, principalmente do público idoso. Agora, esse paciente vai até a nossa tenda do Saúde da Gente, se cadastra demonstrando interesse e depois faz todos os seus exames lá mesmo na nossa clínica itinerante e, em seguida, já é encaminhado para a cirurgia no Hospital da Cidade. Com o Olhar da Gente queremos levar mais comodidade para este paciente e garantir que ele tenha acesso a essa cirurgia de catarata, que pode levar até a cegueira”, explicou.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Maceió reforça a autonomia do município na realização de cirurgias de baixa e média complexidade. Apenas neste mês, mais de 350 cirurgias, como histerectomia, laqueaduras, vesícula, hérnia, já foram realizadas, mostrando o impacto positivo do programa na vida dos maceioenses.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
