Governo de Alagoas amplia investimentos na modernização e mecanização rural
Equipamentos garantem mais dignidade, produtividade e qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo
Com o olhar atento e comprometido com quem cultiva a terra, o Governo de Alagoas vem colhendo os frutos de políticas públicas que fortalecem, modernizam e humanizam a agricultura familiar no estado. Entre 2024 e 2025, os investimentos na modernização e mecanização rural somam R$ 2,3 milhões — um aporte histórico que leva mais dignidade ao campo e transforma a realidade de milhares de famílias agricultoras.
O recurso foi utilizado na aquisição de maquinários de pequeno e grande porte, como tratores com grades e microtratores equipados com encanteirador, enxada rotativa e carreta basculante, especialmente pensados para o cultivo em pequenas e médias propriedades.
Mais do que investir em máquinas, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), aposta na valorização do trabalho rural e no cuidado com quem produz o alimento que chega à mesa dos alagoanos. O acompanhamento do processo agrícola — desde a entrega das sementes até o escoamento da produção — é feito lado a lado com associações, cooperativas e agricultores.
Um desses agricultores é Ataídes Felix, morador da região fumageira, no município de Junqueiro. Para ele, os investimentos vão além da produtividade: representam reconhecimento e respeito. “Cuidar da agricultura é o mesmo que cuidar da educação e da saúde, porque sem uma boa alimentação ninguém consegue se desenvolver direito. Estou muito agradecido ao governador Paulo Dantas por apoiar os pequenos agricultores e comprar os equipamentos necessários para facilitar o plantio e melhorar a nossa produção”, compartilhou Ataídes, com orgulho e esperança.
Tecnologia e conforto no campo
A mecanização das atividades rurais é uma das frentes mais visíveis dessa transformação. Ao todo, dez tratores modernos já foram entregues a municípios e movimentos sociais em Alagoas. Avaliados em R$ 233 mil cada, os veículos são equipados com cabine climatizada, tração 4x4, isolamento acústico e sistema de bloqueio do diferencial — características que garantem mais segurança, conforto e eficiência no dia a dia do agricultor.
As cidades que já foram beneficiadas são Jequiá da Praia, Junqueiro, União dos Palmares, Maribondo, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Pariconha, Olivença e Igreja Nova. Cada trator tem capacidade de atender até 400 famílias de agricultores por ano, de forma direta e indireta, representando um impacto social amplo e duradouro.
A secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, reforça que esse é apenas o começo de uma nova fase no campo alagoano:
“Ampliar os investimentos na agricultura familiar é um compromisso que o governador Paulo Dantas tem com os produtores alagoanos. A presença desses maquinários no campo é essencial para o preparo do solo e o aumento da produção. Com essas ações, o Governo de Alagoas reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares”, destacou.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
