Comunidade

Feira de Adoção garante novos lares e acolhimento responsável para cães e gatos

População teve acesso, de forma gratuita, à feira de adoção de cães e gatos, vacinação e orientações veterinárias

Por 7segundos com assessoria 25/05/2025 15h03
Feira de Adoção garante novos lares e acolhimento responsável para cães e gatos
Elisa Bucket é da Bélgica e encontrou um cachorro na rua, que em breve vai ter um novo tutor e lar - Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal (Sebema) realizou neste sábado (24), no Centro Universitário de Maceió (Unima), no bairro Cruz das Almas, mais uma Feira de Adoção consciente de cães e gatos que são provenientes de resgates ou vítimas de maus tratos. Além disso, serviços como vacinação antirrábica, castração e orientações veterinárias também foram ofertados pelas equipes.

A Prefeitura de Maceió desempenha um papel importante no cuidado e proteção dos animais. Com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiros veterinários e técnicos em resgate de cães e gatos, as feiras reforçam o compromisso da gestão municipal com o bem-estar dos animais e a importância dos cuidados com os pets.

Na ocasião, um kit foi entregue aos novos tutores com ração, carteirinha de vacinação, comedouro, bebedouro e uma camisa da secretaria do Bem-Estar Animal.

O secretário de Bem-Estar Animal, João Hélio Pinheiro, destaca que a prefeitura tem dado ênfase nas comunidades e levando o médico veterinário e a assistência quanto aos animais até a população.

“Não é todo mundo que consegue atendimento particular. Essa iniciativa mostra a importância que é a gente ter um pet. Durante a pandemia, o número de adoção cresceu bastante, principalmente para as pessoas que não tinham outra companhia. Semanalmente estamos fazendo essa ação para poder levar não só mais um companheiro para casa, como também alegria para toda a família”, finaliza.

Joyce Rafaela é moradora da região e, assim que soube da ação, levou Pérola para tomar a vacina antirrábica. “Ela é uma poodle e já tem dez anos, o calendário vacinal dela sempre está em dia. Gostei muito daqui, achei maravilhoso e super organizado”, afirma.

Elisa Bucket é da Bélgica e veio realizar uma pesquisa de mestrado em Maceió. Ela encontrou um cachorrinho próximo a região onde está hospedada e logo o chamou de “Aparecido”. Por meio da divulgação da feira de adoção nas redes sociais, Elisa levou o pet para encontrar um novo lar.

“Ele apareceu do nada na minha rua e depois vi a publicação no Instagram. Eu achei muito importante porque eles já tomam as vacinas e são castrados de graça aqui também. Queria muito ficar com ele, mas eu volto para Bélgica em agosto”, lamenta.