Política

Lula segue em repouso após diagnóstico de labirintite; agenda oficial é reavaliada

Presidente realizou exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

Por 7Segundos 27/05/2025 18h06 - Atualizado em 27/05/2025 18h06
Lula segue em repouso após diagnóstico de labirintite; agenda oficial é reavaliada
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece em repouso nesta terça-feira (27), no Palácio da Alvorada, após apresentar quadro de vertigem e ser diagnosticado com labirintite. Com isso, os compromissos oficiais do chefe do Executivo estão sendo reavaliados.

Embora tenha cancelado as agendas públicas previstas para o dia, Lula despachou com ministros da área política ao longo do dia, diretamente da residência oficial.

Entre os compromissos suspensos estão uma reunião com reitores de instituições federais de ensino, que aconteceria no Palácio do Planalto, e a participação em um evento de comemoração do Dia do Diplomata, no Itamaraty. Nessas ocasiões, o presidente será representado por ministros e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Na tarde de segunda-feira (26), Lula passou por exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, os resultados foram normais. Após os exames, ele retornou ao Alvorada, onde permanece sob cuidados médicos.

Ainda segundo a Secom, Lula foi medicado desde o início dos sintomas e acordou bem nesta manhã. A médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, avaliou o presidente e recomendou a continuidade do repouso, já que os sintomas da labirintite costumam durar entre 24 e 48 horas.

Além das agendas desta terça, compromissos de Lula nos próximos dias, que incluem viagens a Pernambuco, Paraíba e Paraná para entregas do governo federal, também estão sob análise e poderão ser alterados conforme a evolução do seu quadro clínico.