Infraestrutura

Rodrigo Cunha acompanha troca de tubulação em avenida no bairro de Jaraguá

Novo equipamento em PEAD é mais resistente à erosão e à corrosão

Por 7Segundos, com assessoria 28/05/2025 14h02 - Atualizado em 28/05/2025 14h02
Rodrigo Cunha acompanha troca de tubulação em avenida no bairro de Jaraguá
Tubulação em PEAD apresenta maior resistência e durabilidade - Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom GVP

O vice-prefeito de Maceió e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, acompanhou nesta quarta-feira (28), o trabalho de substituição na tubulação de drenagem, em um trecho da Avenida Industrial Cícero Toledo, em Jaraguá.

Em colapso, a antiga tubulação de concreto foi substituída por outra em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que é mais resistente à erosão e à corrosão.

Com o desgaste do concreto, o asfalto da avenida passou a ter risco de ceder com o fluxo de veículos pesados, por exemplo, e provocar acidentes de trânsito, entre outros problemas ligados à própria drenagem.

O trabalho da Seminfra é preventivo e tem sido realizado também em outros trechos de Maceió, onde os técnicos da pasta têm feito operações de desobstrução e limpeza de galerias e bueiros.

"A tubulação que estamos substituindo hoje é antiga, está aqui há mais de 40 anos. O trabalho preventivo que a prefeitura tem feito, por meio da Seminfra, detectou que o concreto dessa tubulação está totalmente destruído. O material que estamos colocando é bem mais resistente contra a erosão e a corrosão”, disse Rodrigo Cunha.

Tubulação em PEAD apresenta maior resistência e durabilidade. Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom GVP

Tubulação em PEAD apresenta maior resistência e durabilidade. Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom GVP

O secretário de Infraestrutura também destacou outras ações da Seminfra, como acompanhamento de pontos históricos que alagam com as chuvas e utilização de tecnologias modernas nos serviços de drenagem. Ele aproveitou a ocasião para reforçar o apelo à população, em relação ao descarte correto do lixo e dos resíduos sólidos.

"Paralelo ao trabalho que a Prefeitura de Maceió e a Seminfra fazem, é importante que as pessoas colaborem com o descarte correto de lixo e resíduos sólidos. Para isso, temos ecopontos espalhados pela cidade. Vale lembrar que algumas pessoas podem alegar que não jogam uma TV velha em um córrego, mas a deixam em um terreno baldio. Fatalmente, esse aparelho vai virar entulho nas vias públicas e contribuir com o estrangulamento das galerias e os alagamentos", afirmou Rodrigo Cunha.