Alagoas atinge 1,7 mil casos prováveis de dengue em menos de cinco meses
Período chuvoso propicia o acúmulo de água, que, aliado ao calor, aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu um alerta à população diante do aumento de casos prováveis de dengue durante a quadra chuvosa. Segundo o Panorama Quinzenal das Arboviroses, divulgado em 15 de maio, Alagoas já contabiliza 1.723 casos prováveis de dengue, além de 153 de chikungunya e 17 de zika entre os dias 1º de janeiro e 13 de maio. Até o momento, não houve registro de óbitos relacionados a essas doenças.
Com a chegada da quadra chuvosa, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, aumenta significativamente. Isso ocorre porque a combinação de chuva, calor e umidade favorece o acúmulo de água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.
De acordo com Paulo Protásio, supervisor de endemias da Sesau, é fundamental que a população mantenha medidas preventivas para conter a disseminação do vetor. “O Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água parada. A umidade do período chuvoso, aliada às altas temperaturas, acelera o desenvolvimento das larvas. Por isso, a prevenção é essencial”, explicou.
Vacinação
Outra medida importante é a vacinação, que já está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias que residem nos municípios das I e VII Regiões de Saúde de Alagoas.
A imunização contra a dengue é feita em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Para vacinar, pais ou responsáveis devem levar a criança a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
