Alagoas atinge 1,7 mil casos prováveis de dengue em menos de cinco meses
Período chuvoso propicia o acúmulo de água, que, aliado ao calor, aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu um alerta à população diante do aumento de casos prováveis de dengue durante a quadra chuvosa. Segundo o Panorama Quinzenal das Arboviroses, divulgado em 15 de maio, Alagoas já contabiliza 1.723 casos prováveis de dengue, além de 153 de chikungunya e 17 de zika entre os dias 1º de janeiro e 13 de maio. Até o momento, não houve registro de óbitos relacionados a essas doenças.
Com a chegada da quadra chuvosa, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, aumenta significativamente. Isso ocorre porque a combinação de chuva, calor e umidade favorece o acúmulo de água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.
De acordo com Paulo Protásio, supervisor de endemias da Sesau, é fundamental que a população mantenha medidas preventivas para conter a disseminação do vetor. “O Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água parada. A umidade do período chuvoso, aliada às altas temperaturas, acelera o desenvolvimento das larvas. Por isso, a prevenção é essencial”, explicou.
Vacinação
Outra medida importante é a vacinação, que já está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias que residem nos municípios das I e VII Regiões de Saúde de Alagoas.
A imunização contra a dengue é feita em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Para vacinar, pais ou responsáveis devem levar a criança a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
