Alagoas atinge 1,7 mil casos prováveis de dengue em menos de cinco meses
Período chuvoso propicia o acúmulo de água, que, aliado ao calor, aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu um alerta à população diante do aumento de casos prováveis de dengue durante a quadra chuvosa. Segundo o Panorama Quinzenal das Arboviroses, divulgado em 15 de maio, Alagoas já contabiliza 1.723 casos prováveis de dengue, além de 153 de chikungunya e 17 de zika entre os dias 1º de janeiro e 13 de maio. Até o momento, não houve registro de óbitos relacionados a essas doenças.
Com a chegada da quadra chuvosa, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, aumenta significativamente. Isso ocorre porque a combinação de chuva, calor e umidade favorece o acúmulo de água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.
De acordo com Paulo Protásio, supervisor de endemias da Sesau, é fundamental que a população mantenha medidas preventivas para conter a disseminação do vetor. “O Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água parada. A umidade do período chuvoso, aliada às altas temperaturas, acelera o desenvolvimento das larvas. Por isso, a prevenção é essencial”, explicou.
Vacinação
Outra medida importante é a vacinação, que já está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias que residem nos municípios das I e VII Regiões de Saúde de Alagoas.
A imunização contra a dengue é feita em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Para vacinar, pais ou responsáveis devem levar a criança a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Últimas notícias
Separados na juventude: reencontro de casal após 40 anos reacende amor
[Vídeo] Papagaios Chauás avançam para fase final antes da soltura em Alagoas
Presidente do TJ-AL assume o governo de Alagoas interinamente
Corpo de homem é encontrado em terreno baldio próximo do Terminal do Mocambo em Maceió
Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela
Renan Filho organiza volta a Alagoas para disputar o governo em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
