Deputada Cibele Moura cobra políticas públicas para adultos autistas em Alagoas
Preocupação é quando as crianças crescerem e os pais não tiverem próximos para ajudar
A deputada Cibele Moura (MDB) destacou, em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28), os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicando que cerca de 2,4 milhões de pessoas no Brasil foram diagnosticadas com autismo. Desse total, aproximadamente 33 mil alagoanos são portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, a parlamentar comunicou ao plenário que encaminhou requerimento à Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de Alagoas, solicitando informações sobre quais ações estão sendo realizadas pelo Governo de Alagoas para cuidar dos adultos autistas no Estado.
“Quando a gente fala de autistas, o foco é sempre na infância dessas pessoas, o que é bastante legítimo, mas o questionamento que causa uma preocupação muito grande aos pais dessas crianças é: o que vai acontecer com meu filho quando eu não estiver mais aqui?”, observou Cibele Moura, ressaltando o nível de dependência que essas crianças têm de seus cuidadores e responsáveis.
“Imaginem, senhores, uma criança com nível de suporte 3, em que os cuidadores precisam auxiliar intensamente com terapias, escola e outras atividades na infância, porque essas pessoas existem, são reais”, argumentou a parlamentar, demonstrando empatia com o futuro dos portadores de TEA na vida adulta.
“Essa criança se torna adolescente, depois adulto, e, pela lei natural da vida, os pais vão antes dos filhos. E esse adulto fica a cargo de quem? Quem ajudará essa pessoa? Quem dará o suporte necessário para que ela possa continuar seus tratamentos?”, questionou Cibele Moura, justificando o pleito encaminhado à Secretaria da Pessoa com Deficiência.
“Hoje, esses adultos são esquecidos, abandonados e invalidados. Então, é muito importante que esta Casa saiba quais ações estão sendo tomadas para garantir a vida digna dessas pessoas”, completou.
Últimas notícias
Colisão entre carro e cavalo deixa cavaleiro morto na Barra de Santo Antônio
Colisão entre carreta e carro deixa vítima gravemente ferida no Sertão de AL
Mega-Sena: aposta simples leva R$ 57,2 milhões em Santa Catarina
Dino anula emendas indicadas por dirigentes partidários sem mandato
Homem morre após perder o controle da moto em trecho da AL-145 em Mata Grande
Debate presidencial na Band: sem Lula, Flávio e Zema, por que confronto ainda é relevante
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
