Deputada Cibele Moura cobra políticas públicas para adultos autistas em Alagoas
Preocupação é quando as crianças crescerem e os pais não tiverem próximos para ajudar
A deputada Cibele Moura (MDB) destacou, em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28), os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicando que cerca de 2,4 milhões de pessoas no Brasil foram diagnosticadas com autismo. Desse total, aproximadamente 33 mil alagoanos são portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, a parlamentar comunicou ao plenário que encaminhou requerimento à Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de Alagoas, solicitando informações sobre quais ações estão sendo realizadas pelo Governo de Alagoas para cuidar dos adultos autistas no Estado.
“Quando a gente fala de autistas, o foco é sempre na infância dessas pessoas, o que é bastante legítimo, mas o questionamento que causa uma preocupação muito grande aos pais dessas crianças é: o que vai acontecer com meu filho quando eu não estiver mais aqui?”, observou Cibele Moura, ressaltando o nível de dependência que essas crianças têm de seus cuidadores e responsáveis.
“Imaginem, senhores, uma criança com nível de suporte 3, em que os cuidadores precisam auxiliar intensamente com terapias, escola e outras atividades na infância, porque essas pessoas existem, são reais”, argumentou a parlamentar, demonstrando empatia com o futuro dos portadores de TEA na vida adulta.
“Essa criança se torna adolescente, depois adulto, e, pela lei natural da vida, os pais vão antes dos filhos. E esse adulto fica a cargo de quem? Quem ajudará essa pessoa? Quem dará o suporte necessário para que ela possa continuar seus tratamentos?”, questionou Cibele Moura, justificando o pleito encaminhado à Secretaria da Pessoa com Deficiência.
“Hoje, esses adultos são esquecidos, abandonados e invalidados. Então, é muito importante que esta Casa saiba quais ações estão sendo tomadas para garantir a vida digna dessas pessoas”, completou.
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
