Pam Salgadinho promove palestras sobre prevenção ao câncer de boca
Salas de espera orientaram usuários sobre sintomas, fatores de risco e diagnóstico da doença
O Pam Salgadinho realizou nesta quinta-feira (29) salas de espera alusivas à campanha do Maio Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao câncer de boca. A mobilização ocorreu nos Bloco L (de exames de imagem), Bloco B (Centro de Especialidades para Doenças Crônicas) e Bloco I (de Infecções Sexualmente Transmissíveis) e conversou com os usuários sobre sintomas, fatores de risco e onde buscar tratamento em caso de suspeita da doença.
Sônia Maria Bastos, que é cirurgiã-dentista e estomatologista do Pam Salgadinho, destacou que muitas pessoas não têm o conhecimento da doença. “O diagnóstico é minucioso e esses eventos colaboram para compartilhar informações, de modo a gerar conscientização da população. Por causa da desinformação, os pacientes obtêm diagnóstico tardiamente e fica difícil de tratar, podendo até a levar a óbito”, informa.
Entre as orientações dadas ao público estavam a importância de uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes e não fumar e não beber como fatores de prevenção ao câncer de boca. Os profissionais também destacaram que ao identificar algo estranho na boca, como manchas brancas, feridas, deve-se buscar o posto de saúde mais próximo ou o dentista mais próximo para fazer o diagnóstico.
Também participaram da atividade a auxiliar em saúde bucal Livia Quintela e a equipe do Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde do Centro Universitário Cesmac composta por Matheus de Lima, Gabrielly Argolo, Cilmara Perroti e o aluno de graduação em Odontologia do Cesmac, Lui Guimarães.
Serviço disponível no município para ajudar na detecção da doença
Nos Centros Especializados em Odontologia (CEOs) Rafael de Matos e no Pam Salgadinho são disponibilizados serviços como: prótese, buco maxilo facial, odontopediatria, atendimento para pacientes com necessidades especiais, endodontia, periodontia, radiologia e estomatologia. Já nas Unidades Básicas são oferecidos serviços de restauração, flúor, extração, entre outros.
Sobre a doença
O câncer de boca, ou câncer da cavidade oral, é um tumor maligno que afeta os lábios, a língua, as gengivas, as bochechas, o céu da boca e outras estruturas na cavidade oral. O diagnóstico precoce e o tratamento são cruciais para o sucesso do tratamento, e a identificação precoce dos sintomas pode aumentar significativamente as chances de cura.
O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de boca é o tabagismo, seguido do consumo excessivo de álcool, e também a infecção pelo HPV (papilomavírus humano). Além desses, a exposição ao sol sem proteção, má higiene oral, e dietas pobres em frutas e vegetais também podem aumentar o risco.
Últimas notícias
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
