Pam Salgadinho promove palestras sobre prevenção ao câncer de boca
Salas de espera orientaram usuários sobre sintomas, fatores de risco e diagnóstico da doença

O Pam Salgadinho realizou nesta quinta-feira (29) salas de espera alusivas à campanha do Maio Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao câncer de boca. A mobilização ocorreu nos Bloco L (de exames de imagem), Bloco B (Centro de Especialidades para Doenças Crônicas) e Bloco I (de Infecções Sexualmente Transmissíveis) e conversou com os usuários sobre sintomas, fatores de risco e onde buscar tratamento em caso de suspeita da doença.
Sônia Maria Bastos, que é cirurgiã-dentista e estomatologista do Pam Salgadinho, destacou que muitas pessoas não têm o conhecimento da doença. “O diagnóstico é minucioso e esses eventos colaboram para compartilhar informações, de modo a gerar conscientização da população. Por causa da desinformação, os pacientes obtêm diagnóstico tardiamente e fica difícil de tratar, podendo até a levar a óbito”, informa.
Entre as orientações dadas ao público estavam a importância de uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes e não fumar e não beber como fatores de prevenção ao câncer de boca. Os profissionais também destacaram que ao identificar algo estranho na boca, como manchas brancas, feridas, deve-se buscar o posto de saúde mais próximo ou o dentista mais próximo para fazer o diagnóstico.
Também participaram da atividade a auxiliar em saúde bucal Livia Quintela e a equipe do Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde do Centro Universitário Cesmac composta por Matheus de Lima, Gabrielly Argolo, Cilmara Perroti e o aluno de graduação em Odontologia do Cesmac, Lui Guimarães.
Serviço disponível no município para ajudar na detecção da doença
Nos Centros Especializados em Odontologia (CEOs) Rafael de Matos e no Pam Salgadinho são disponibilizados serviços como: prótese, buco maxilo facial, odontopediatria, atendimento para pacientes com necessidades especiais, endodontia, periodontia, radiologia e estomatologia. Já nas Unidades Básicas são oferecidos serviços de restauração, flúor, extração, entre outros.
Sobre a doença
O câncer de boca, ou câncer da cavidade oral, é um tumor maligno que afeta os lábios, a língua, as gengivas, as bochechas, o céu da boca e outras estruturas na cavidade oral. O diagnóstico precoce e o tratamento são cruciais para o sucesso do tratamento, e a identificação precoce dos sintomas pode aumentar significativamente as chances de cura.
O principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de boca é o tabagismo, seguido do consumo excessivo de álcool, e também a infecção pelo HPV (papilomavírus humano). Além desses, a exposição ao sol sem proteção, má higiene oral, e dietas pobres em frutas e vegetais também podem aumentar o risco.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
