Alagoas sela pacto para reafirmar enfrentamento à violência infantil com programa Todo Dia é 18 de Maio
De iniciativa da Secdef, o pacto foi firmado em conjunto a Seduc, Seplag, Seades, Sesau e Secria
O Governo de Alagoas reafirmou o compromisso com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e com o enfrentamento a todo o tipo de violência infanto-juvenil, com a assinatura, nesta quinta-feira (29), de um pacto firmado com várias secretarias que atuarão como uma rede de proteção e prevenção a este crime.
De iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), o acordo foi selado durante solenidade no auditório da Justiça Federal e integra as ações do programa Todo Dia é 18 de Maio, que foi lançado na oportunidade.

A secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, ressaltou a importância da aplicação de políticas públicas transversais para efetivação assertiva de ações, a exemplo das iniciativas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
“O Governo de Alagoas tem atuado de forma integrada e coordenada com suas secretarias com o objetivo de garantir direitos e deveres dos cidadãos, bem como o desenvolvimento social e econômico do estado”, destacou.

Tereza Nelma afirmou ainda que o acordo reafirma o compromisso do governador Paulo Dantas para o enfrentamento e à proteção infanto-juvenil, quando, em janeiro de 2023, instituiu a Lei Estadual nº 8.808/2023, que determinou a criação da Semana Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Essa lei inclui essa semana no calendário oficial de eventos do estado, sendo realizada anualmente no período de 13 a 18 de maio.
Durante o evento, Tereza Nelma anunciou o lançamento do Guia Todo Dia é 18 de Maio, que traz como grande diferencial a sua versão acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que será feito nesta sexta-feira (30), no Cinema Arte Pajuçara, às 9h.

“O guia com acessibilidade para pessoas surdas, promovendo inclusão e equidade na formação, mostra nosso compromisso com a cidadania, proteção à criança e adolescente e também com as pessoas com deficiência”, destacou.
Outras ações desenvolvidas durante o mês de maio pela Secdef foram destacadas pela secretária, a exemplo das imersões que ocorreram durante três dias nessa semana e serviram para capacitar centenas de profissionais que atuam nas creches Cria, nas escolas estaduais e nos órgãos e entidades que atuam nas áreas de assistência social.
Tereza Nelma destacou também que a assinatura do acordo de cooperação fez parte das ações desenvolvidas pela Secdef durante esse mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes e que tem o dia 18 de maio como a data que marca uma mobilização nacional. Houve ainda o Festival da Inclusão, a Feira do Empreendedorismo das Pessoas com Deficiência (PcD) e a Trilha da Cidadania.
“Todas essas ações fortalecem o acesso à informação, aos direitos e à cidadania, promovendo inclusão e a autoproteção de crianças e adolescente”, disse.

Fluxograma
Também houve a apresentação do fluxograma que orienta o atendimento integrado e humanizado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em Alagoas. A atividade visa fortalecer a atuação articulada da rede de proteção, garantindo mais efetividade e cuidado nos atendimentos.
Participaram da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, as secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Primeira Infância (Secria), da Educação (Seduc), da Saúde (Sesau) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Já o projeto Todo Dia é 18 de Maio foi lançado com a participação da psicóloga Neusa Maria, uma das idealizadoras dessa iniciativa país e que criou a boneca Cotinha, símbolo do enfrentamento à violência infanto-juvenil.
Participaram, da assinatura do acordo, as secretárias de Estado Kátia Born (Seades) e Caroline Leite (Secria). Para representar a Sesau, a Seplag e Seduc, estiveram presentes, respectivamente, Igor Monteiro (secretário de Ações de Saúde), Júlia Casado (secretária especial de Gestão e Patrimônio) e Camila Lima (secretária-executiva de Administração).
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
