Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente empossa novos membros
Foram empossados 14 integrantes, sendo sete representantes do governo e sete da sociedade civil
Nesta sexta-feira (30), tomaram posse os membros da área governamental e da sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, da gestão 2025-2029. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aape), na Jatiúca.
Foram empossados um total de 14 membros, sendo sete representantes do governo e sete da sociedade civil.
Os representantes governamentais são definidos pela legislação e os representantes da sociedade civil são escolhidos através de eleição, que neste ano de 2025, ocorreu no dia 24 de abril. O exercício da função de conselheiro de direito é considerado como serviço público relevante prestado ao município de Maceió.
O secretário de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió, Fernando Davino, deu posse aos novos conselheiros. “É uma alegria imensa, dá posse aos membros do CMDCA, que vão desempenhar a missão importante de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de Maceió”, disse.
A presidente da gestão anterior do CMDCA, Thaís Mendes e representante da Semdes no colegiado, falou da importância do trabalho em conjunto. “Que todos estejam disponíveis e unidos, pois a área da infância e juventude é árdua. Que juntos possamos lutar pra que os direitos sejam garantidos, e os recursos cheguem às entidades que prestam serviço atendendo crianças e adolescentes em Maceió", pontuou.
Isabel Alvim, representante da Aape, é surda e tomou posse também. “Estou muito feliz em poder atuar no CMDCA. Espero que possamos focar também no atendimento às crianças e adolescentes surdas e com outros tipos de deficiência, nessa gestão do conselho”, destacou.
CMDCA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Maceió é um órgão colegiado de caráter deliberativo, responsável pela formulação da política de promoção dos direitos da criança e do adolescente, bem como pelo controle do conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais em Maceió, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
Dentre as competências do CMDCA, destacam-se a formulação da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a captação de recursos e a definição da sua aplicação; o cadastramento das entidades e a inscrição nos programas não-governamentais de atendimento dos direitos das crianças e dos adolescentes; proposição de alterações na legislação em vigor e nos critérios adotados para o atendimento à criança e ao adolescente, sempre que necessário; gerência do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), entre outras atribuições.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
