Geral

Oficiais da Polícia Militar participam de Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força na Brigada Militar do Rio Grande do Sul

As aulas ocorrem nas modalidades teórica e prática, instruindo os alunos no uso de instrumentos

Por 7segundos com assessoria 30/05/2025 19h07
Oficiais da Polícia Militar participam de Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força na Brigada Militar do Rio Grande do Sul
Oficiais da Polícia Militar participam de curso de câmeras corporais - Foto: Ascom

Cinco oficiais da Polícia Militar de Alagoas concluíram nesta sexta-feira (30) o Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força na Brigada Militar do Rio Grande do Sul. As instruções foram ministradas na cidade de Porto Alegre, em regime integral, ao longo da última semana.

O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM-AL, major Diego Sarmento, participou do curso como membro da equipe de instrutores, repassando conhecimento acerca do uso diferenciado da força, utilização de espargidores e lacrimogêneos, bem como das armas de incapacitação neuromuscular.

Participaram, na condição de alunos, o capitão Sebastião Granjeiro e os tenentes Robson Soares, Glauberto Rocha, Illane Correia e Flávia Wanderley.

De acordo com o major Diego, o curso é uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública com as corporações do Brasil e duas edições já ocorreram em Alagoas, no último mês de fevereiro. (Gentileza adicionar o hiperkink na parte em vermelho: https://www.pm.al.gov.br/noticia/5786-oficiais-da-pm-participam-de-curso-para-implementacao-de-cameras-corporais

“Este curso surgiu com o intuito de adequar o tema à realidade que se apresenta no âmbito da Segurança Pública brasileira. As instruções são voltadas ao aperfeiçoamento técnico policial, visando o uso ético da câmera corporal e os dispositivos de menor potencial ofensivo. Tudo para proporcionar à sociedade mais segurança e mais transparência”, ressaltou o comandante do Bope.

Sobre o curso

As aulas ocorrem nas modalidades teórica e prática, instruindo os alunos no uso de instrumentos como as bodycams, a arma de incapacitação neuromuscular e o espargidor de agente pimenta, ferramentas utilizadas em situações específicas do serviço para garantir a segurança, tanto dos profissionais, quanto da sociedade.

A PM-AL está participando de todas as etapas do processo de implementação e se prepara para iniciar o uso no estado