Sesau inaugura Sala Lilás no Hospital Ib Gatto Falcão nesta segunda-feira (02)
A cerimônia vai ocorrer às 9h, na sede da unidade hospitalar, no município de Rio Largo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inaugura, nesta segunda-feira (2), às 9h, a Sala Lilás do Hospital Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo. A ação representa um marco significativo nas políticas de proteção social e saúde pública do município e do Estado de Alagoas.
A Sala Lilás ficará vinculada à Rede de Atenção às Violências (RAV), assim como já ocorre nas demais unidades hospitalares que mantêm o serviço, como o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela representa um espaço voltado ao acolhimento humanizado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual.
Para realizar a abertura da Sala Lilás do Hospital Ib Gatto Falcão, técnicos da RAV realizaram inspeções técnicas nas instalações, com o objetivo de estabelecer os fluxos de atendimento previstos, avaliar as condições estruturais e oferecer orientações para os ajustes finais do espaço. Durante as visitas, foram destacados os protocolos de acolhimento, a capacitação da equipe e o compromisso com a escuta qualificada.
A superintendente de Estratégias Hospitalares da Sesau, Sayonara Gomes, enfatizou que a implantação da Sala Lilás representa um avanço concreto no enfrentamento da violência e na ampliação da rede de cuidado às vítimas. “A implantação da Sala Lilás fortalece as políticas públicas de saúde e assegura que mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência tenham acesso a um atendimento seguro, sigiloso e acolhedor”, afirmou.
Já Laura Bezerra, supervisora da RAV, destacou o caráter estratégico do novo espaço. “A Sala Lilás simboliza uma nova forma de atender, com sensibilidade e agilidade. Estamos formando profissionais preparados para lidar com situações de vulnerabilidade de maneira ética e resolutiva”, disse.
Estrutura
A unidade contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos, assistentes sociais e enfermeiros, todos capacitados para oferecer suporte integral às vítimas. A formação da equipe foi conduzida por profissionais da RAV, com foco em práticas humanizadas.
O diretor do Hospital Ib Gatto Falcão, Graciliano Ramos, ressaltou a importância da nova unidade. “Queremos ser referência não apenas pela excelência técnica, mas, sobretudo, pelo cuidado com o ser humano. A Sala Lilás será um espaço de escuta e reconstrução da dignidade de quem mais precisa”, ressaltou.
Últimas notícias

Barra de Santo Antônio recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue neste sábado (09)

Lei de Leonardo Dias garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica, em Maceió

Cachorro é resgatado de fossa ativa no Sítio Laranjal, em Arapiraca

Ronaldo Lessa participa da entrega de casas a quilombolas em Dois Riachos, Sertão de AL

Veículo é encontrado carbonizado em estrada vicinal na zona rural de Craíbas

Colisão entre motocicletas deixa uma mulher ferida em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
