Sesau inaugura Sala Lilás no Hospital Ib Gatto Falcão nesta segunda-feira (02)
A cerimônia vai ocorrer às 9h, na sede da unidade hospitalar, no município de Rio Largo
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inaugura, nesta segunda-feira (2), às 9h, a Sala Lilás do Hospital Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo. A ação representa um marco significativo nas políticas de proteção social e saúde pública do município e do Estado de Alagoas.
A Sala Lilás ficará vinculada à Rede de Atenção às Violências (RAV), assim como já ocorre nas demais unidades hospitalares que mantêm o serviço, como o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela representa um espaço voltado ao acolhimento humanizado de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual.
Para realizar a abertura da Sala Lilás do Hospital Ib Gatto Falcão, técnicos da RAV realizaram inspeções técnicas nas instalações, com o objetivo de estabelecer os fluxos de atendimento previstos, avaliar as condições estruturais e oferecer orientações para os ajustes finais do espaço. Durante as visitas, foram destacados os protocolos de acolhimento, a capacitação da equipe e o compromisso com a escuta qualificada.
A superintendente de Estratégias Hospitalares da Sesau, Sayonara Gomes, enfatizou que a implantação da Sala Lilás representa um avanço concreto no enfrentamento da violência e na ampliação da rede de cuidado às vítimas. “A implantação da Sala Lilás fortalece as políticas públicas de saúde e assegura que mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência tenham acesso a um atendimento seguro, sigiloso e acolhedor”, afirmou.
Já Laura Bezerra, supervisora da RAV, destacou o caráter estratégico do novo espaço. “A Sala Lilás simboliza uma nova forma de atender, com sensibilidade e agilidade. Estamos formando profissionais preparados para lidar com situações de vulnerabilidade de maneira ética e resolutiva”, disse.
Estrutura
A unidade contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos, assistentes sociais e enfermeiros, todos capacitados para oferecer suporte integral às vítimas. A formação da equipe foi conduzida por profissionais da RAV, com foco em práticas humanizadas.
O diretor do Hospital Ib Gatto Falcão, Graciliano Ramos, ressaltou a importância da nova unidade. “Queremos ser referência não apenas pela excelência técnica, mas, sobretudo, pelo cuidado com o ser humano. A Sala Lilás será um espaço de escuta e reconstrução da dignidade de quem mais precisa”, ressaltou.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
