Prefeitura intensifica fiscalização contra instalação irregular de fiações e cabos em postes
Ação da Secretaria de Segurança Cidadã visa garantir a segurança da população e a organização do espaço público
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), tem intensificado as ações de fiscalização para combater a instalação irregular de cabos e fios nos postes da cidade. O objetivo é garantir a segurança da população e a organização do espaço público, evitando riscos provocados pela fiação em desuso, mal fixada ou clandestina, que comprometem a estrutura urbana e a segurança dos cidadãos.
A Semsc vem cobrando providências da concessionária de energia elétrica Equatorial Alagoas e das agências reguladoras, exigindo o cumprimento rigoroso das normas técnicas e regulamentares vigentes, conforme orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a Aneel, o compartilhamento da infraestrutura dos postes entre prestadoras de serviços de energia e telecomunicações deve ocorrer de maneira ordenada, respeitando padrões técnicos e normas de segurança, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Objetivo é garantir a segurança da população e a organização do espaço público. Foto: Gabriel Moreira/ Arquivo Secom Maceió
A Secretaria também está atuando em conjunto com a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), que deu início à execução do projeto Rede Limpa. A iniciativa tem como objetivo prevenir riscos como curtos-circuitos, interferências na rede elétrica e até quedas de cabos, que podem provocar acidentes graves.
A prática comum de instalação independente de cabos pelas prestadoras, sem o devido compartilhamento da infraestrutura existente, tem causado a saturação dos postes, formando verdadeiros emaranhados de fios que comprometem não só a estética da cidade, mas também a funcionalidade do sistema de iluminação pública e a segurança da população.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, “o excesso de cabos nos postes não apenas prejudica a estética da cidade, mas representa um perigo real para pedestres e motoristas, além de afetar a segurança do sistema de iluminação pública e causar poluição visual. Estamos comprometidos em garantir que a infraestrutura urbana seja utilizada de forma ordenada e segura, em conformidade com as normas técnicas”, afirma.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
