Prefeitura intensifica fiscalização contra instalação irregular de fiações e cabos em postes
Ação da Secretaria de Segurança Cidadã visa garantir a segurança da população e a organização do espaço público

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), tem intensificado as ações de fiscalização para combater a instalação irregular de cabos e fios nos postes da cidade. O objetivo é garantir a segurança da população e a organização do espaço público, evitando riscos provocados pela fiação em desuso, mal fixada ou clandestina, que comprometem a estrutura urbana e a segurança dos cidadãos.
A Semsc vem cobrando providências da concessionária de energia elétrica Equatorial Alagoas e das agências reguladoras, exigindo o cumprimento rigoroso das normas técnicas e regulamentares vigentes, conforme orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a Aneel, o compartilhamento da infraestrutura dos postes entre prestadoras de serviços de energia e telecomunicações deve ocorrer de maneira ordenada, respeitando padrões técnicos e normas de segurança, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Objetivo é garantir a segurança da população e a organização do espaço público. Foto: Gabriel Moreira/ Arquivo Secom Maceió
A Secretaria também está atuando em conjunto com a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), que deu início à execução do projeto Rede Limpa. A iniciativa tem como objetivo prevenir riscos como curtos-circuitos, interferências na rede elétrica e até quedas de cabos, que podem provocar acidentes graves.
A prática comum de instalação independente de cabos pelas prestadoras, sem o devido compartilhamento da infraestrutura existente, tem causado a saturação dos postes, formando verdadeiros emaranhados de fios que comprometem não só a estética da cidade, mas também a funcionalidade do sistema de iluminação pública e a segurança da população.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, “o excesso de cabos nos postes não apenas prejudica a estética da cidade, mas representa um perigo real para pedestres e motoristas, além de afetar a segurança do sistema de iluminação pública e causar poluição visual. Estamos comprometidos em garantir que a infraestrutura urbana seja utilizada de forma ordenada e segura, em conformidade com as normas técnicas”, afirma.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
