Mais de 340 mil estudantes em AL fazem as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Escolas Quintella Cavalcante, de Arapiraca, e Margarez Lacet, de Maceió, tiveram o maior número de inscritos em AL
Trezentos e quarenta e dois mil estudantes alagoanos participaram, nesta terça-feira (03), das provas da primeira fase da edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O número supera o de 2024, com cinco mil participantes a mais.
Os 342 mil inscritos estão distribuídos em 891 escolas públicas — estaduais, municipais e federais — e privadas. A Rede Estadual de Ensino inscreveu 152 mil estudantes de 283 escolas, o que representa 44,4% do total de alunos e 31,7% do total de instituições participantes.
A Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, e a Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, foram as que tiveram o maior número de inscritos na olimpíada em Alagoas - 2000 cada.
De acordo com a coordenação estadual da OBMEP, Alagoas inscreveu 100% das suas escolas públicas de Alagoas e terá participação de 100% dos municípios.
Coordenada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP atingiu um marco histórico este ano, totalizando 18,6 milhões de inscritos em todo o Brasil, com participação de 57.222 escolas de 5.566 municípios — o que garante uma cobertura de 99,93% dos municípios do país.
Em Alagoas, a competição é organizada pela Ufal e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das Secretarias Municipais de Educação (Semeds), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e de escolas particulares.
As provas da segunda fase ocorrerão em 25 de outubro. O resultado final será divulgado em 22 de dezembro.
Edição 2025
Na edição 2025 da OBMEP, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — além de 51 mil certificados de menção honrosa. Também serão entregues 20,5 mil medalhas aos melhores desempenhos em nível estadual.
Edição 2024
A Rede Estadual de Ensino de Alagoas teve 78 medalhas na edição 2024 da OBMEP. Destes 78 estudantes, 22 conquistaram medalhas tanto na esfera estadual como na nacional – nesta última, competindo com alunos de todo o Brasil.
Destas 78 medalhas, 6 são de ouro, 18, de prata, e 54, de bronze. Já as 22 medalhas da esfera nacional consistem em 3 ouros, 6 pratas e 13 bronzes. Quando somados às 178 Menções Honrosas a nível nacional, o número de premiados da rede estadual sobe para 256.
Ao todo, Alagoas teve 62 medalhas na esfera nacional da olimpíada – 9 ouros, 14 pratas e 39 bronzes – quando somadas as conquistas de escolas estaduais, municipais, privadas e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Quando se contabiliza os melhores desempenhos a nível estadual, Alagoas totaliza 287 medalhas.
A Rede Estadual conta com 35% dos medalhistas em âmbito nacional e 27% dos medalhistas na esfera estadual. A premiação dos medalhistas de 2024 está prevista para acontecer no segundo semestre.
Últimas notícias
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
