Cibele Moura anuncia que fim dos fogos com estampido em Alagoas será a partir de 2026
Lei estadual que proíbe a queima, comercialização e transporte de fogos com estampidos em AL entrará em vigor em janeiro de 2026

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (03) a deputada Cibele Moura (MDB) criticou o uso de fogos com estampido durante os festejos juninos e destacou que este será o último ano em que as pessoas poderão recorrer a essa tradição, que, segundo ela, maltrata animais e desrespeita crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prática será proibida em todo o Estado a partir de 2026.
A lei nº 9.146/2024, relatada pela parlamentar, proíbe a queima, comercialização e transporte de fogos com estampido em todo o Estado de Alagoas, e entrará em vigor no dia 15 de janeiro de 2026.
“No próximo São João, os fogos com estampido finalmente serão proibidos em toda Alagoas. Estamos contando os dias para que isso aconteça. São João é para reunir a família, é para dançar forró, e não sinônimo de prejudicar crianças autistas e animais”, afirmou a deputada.
Ela ressaltou ainda que quem desrespeitar a nova legislação será penalizado com multa, que varia entre R$ 2,5 mil e R$ 15 mil.
“Será proibido soltar, comercializar ou transportar fogos com barulho em todo o Estado. Precisamos proteger as crianças e os animais. Tradições que desrespeitam as pessoas precisam ser modificadas”, afirmou a parlamentar.
Cibele concluiu dizendo que só com respeito e empatia a sociedade pode evoluir:
“A partir do ano que vem, o São João de Alagoas será uma festa que respeita as pessoas. E quem decidir não respeitar, vai pagar caro. Porque Alagoas é, sim, um Estado que luta pelas suas crianças e por seus animais”, assegurou.
Últimas notícias

Governo Trump revoga vistos de Alexandre de Moraes, aliados e familiares

MPAL garante condenação por homicídio motivado por dívida de drogas em Teotônio Vilela

Dupla é condenada por homicídio brutal em Anadia após atuação do MPAL

Vereador Jânio de Sabino falta por três vezes seguidas com o parecer à reunião da CCJ e trava projetos na Câmara de Novo Lino

Penedo é destaque nacional com projeto inovador de Educação em Tempo Integral

Prefeita Tia Júlia visita obras do novo Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
