Cibele Moura anuncia que fim dos fogos com estampido em Alagoas será a partir de 2026
Lei estadual que proíbe a queima, comercialização e transporte de fogos com estampidos em AL entrará em vigor em janeiro de 2026
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (03) a deputada Cibele Moura (MDB) criticou o uso de fogos com estampido durante os festejos juninos e destacou que este será o último ano em que as pessoas poderão recorrer a essa tradição, que, segundo ela, maltrata animais e desrespeita crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prática será proibida em todo o Estado a partir de 2026.
A lei nº 9.146/2024, relatada pela parlamentar, proíbe a queima, comercialização e transporte de fogos com estampido em todo o Estado de Alagoas, e entrará em vigor no dia 15 de janeiro de 2026.
“No próximo São João, os fogos com estampido finalmente serão proibidos em toda Alagoas. Estamos contando os dias para que isso aconteça. São João é para reunir a família, é para dançar forró, e não sinônimo de prejudicar crianças autistas e animais”, afirmou a deputada.
Ela ressaltou ainda que quem desrespeitar a nova legislação será penalizado com multa, que varia entre R$ 2,5 mil e R$ 15 mil.
“Será proibido soltar, comercializar ou transportar fogos com barulho em todo o Estado. Precisamos proteger as crianças e os animais. Tradições que desrespeitam as pessoas precisam ser modificadas”, afirmou a parlamentar.
Cibele concluiu dizendo que só com respeito e empatia a sociedade pode evoluir:
“A partir do ano que vem, o São João de Alagoas será uma festa que respeita as pessoas. E quem decidir não respeitar, vai pagar caro. Porque Alagoas é, sim, um Estado que luta pelas suas crianças e por seus animais”, assegurou.
Últimas notícias
Justiça proíbe uso de armas por agentes em unidades socioeducativas de Maceió
Suspeito é detido com cocaína em área de tráfico de Palmeira dos Índios
Jovem de 16 anos se afoga em barragem na zona rural de Cacimbinhas
Homem é preso com arma de fogo próximo a escola em Palmeira dos Índios
Homem é flagrado usando maconha em área pública de Arapiraca
Mulher é presa com drogas escondidas em residência de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
