Prefeitura lança São João Raiz com programação de forró, coco de roda e quadrilhas juninas
Programação cultural valoriza artistas locais e fortalece a identidade maceioense
A Prefeitura de Maceió lançou, na manhã desta quarta-feira (4), a programação do São João Raiz, que reúne três importantes eventos da cultura popular: o Forró Raiz, o Festival Municipal de Coco de Roda e o Festival Municipal das Quadrilhas Juninas. O evento acontece de 10 a 30 de junho, no estacionamento da Feirinha da Pajuçara, com apresentações diárias de grupos locais, bandas e trios de forró.
O lançamento do São João Raiz foi organizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), sendo marcado por um café da manhã especial embalado pela apresentação vibrante do trio de forró Lula Sabiá. A programação completa será divulgada em breve e conta com atividades que reforçam a valorização das manifestações culturais tradicionais da capital alagoana.
Coco de Roda e Quadrilhas Juninas
O Festival Municipal de Coco de Roda será realizado de 11 a 15 de junho e o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas acontece de 16 a 20 de junho, ambos no estacionamento do Mercado 31, em Jaraguá.
O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, também participou dos lançamentos e destacou a transformação no apoio aos artistas locais. “É com muita satisfação que participo do lançamento do Forró Raiz e dos festivais de Coco de Roda e Quadrilhas Juninas. Sabemos o quanto vocês, artistas locais, já sofreram com a falta de apoio no passado. Mas hoje, essa gestão trabalha para valorizar quem mantém a arte e a cultura locais vivas, fazendo com que os jovens também se reconheçam nelas. Parabenizo todos vocês nas pessoas do prefeito JHC e do presidente da FMAC, Myriel Neto”, afirmou.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o São João Raiz é uma iniciativa fundamental para a valorização da cultura popular maceioense. “O São João Raiz é mais do que festa: é um compromisso com a valorização da nossa cultura, dos nossos artistas e da nossa história. O coco de roda, o forró e as quadrilhas são expressões que resistem ao tempo e formam a identidade do povo maceioense. Fortalecer essas tradições é garantir que as futuras gerações também se reconheçam nelas”, disse.
O presidente da Liga dos Grupos de Coco de Roda de Alagoas (LIQAL), Genivaldo Júnior, ressaltou a parceria com a FMAC e a estrutura oferecida para o festival de 2025. “Este ano, temos um grande palco para o nosso evento, com grupos ainda mais preparados. E se preparem, porque teremos muitas surpresas! Deixo aqui meu agradecimento, de coração aberto, não só à FMAC, mas também ao Myriel Neto e a todos que fazem esse trabalho maravilhoso, sempre prontos a nos atender”, revelou.
O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL), Washington Nascimento, também destacou a continuidade do apoio da gestão municipal à cultura popular. “A FMAC tem sido uma parceira nossa desde o primeiro mandato do prefeito JHC até hoje. Fortalecendo a cultura e ajudando as quadrilhas juninas e a cultura popular como um todo. Estamos empolgados para o festival desse ano e só temos a agradecer à Prefeitura de Maceió, ao prefeito JHC, ao vice-prefeito Rodrigo Cunha e à FMAC”, destacou.
O São João Raiz integra a programação do São João Massayó, que promove uma grande celebração junina em Maceió, unindo tradição e modernidade, com espaço para todas as expressões culturais.
Últimas notícias
Justiça convida trabalhadores de entrega por aplicativo a participarem de Escuta Acolhedora
MP pede investigação de suposto golpe aplicado por empresários com prejuízo de mais R$ 50 milhões
Justiça mantém júri popular de empresário acusado de matar PM em Arapiraca
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Homem é preso em Arapiraca com quase 600 g de maconha no bairro Verdes Campos
Polícia Civil investiga acidente que matou estudante do Ifal em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
