Prefeitura lança São João Raiz com programação de forró, coco de roda e quadrilhas juninas
Programação cultural valoriza artistas locais e fortalece a identidade maceioense
A Prefeitura de Maceió lançou, na manhã desta quarta-feira (4), a programação do São João Raiz, que reúne três importantes eventos da cultura popular: o Forró Raiz, o Festival Municipal de Coco de Roda e o Festival Municipal das Quadrilhas Juninas. O evento acontece de 10 a 30 de junho, no estacionamento da Feirinha da Pajuçara, com apresentações diárias de grupos locais, bandas e trios de forró.
O lançamento do São João Raiz foi organizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), sendo marcado por um café da manhã especial embalado pela apresentação vibrante do trio de forró Lula Sabiá. A programação completa será divulgada em breve e conta com atividades que reforçam a valorização das manifestações culturais tradicionais da capital alagoana.
Coco de Roda e Quadrilhas Juninas
O Festival Municipal de Coco de Roda será realizado de 11 a 15 de junho e o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas acontece de 16 a 20 de junho, ambos no estacionamento do Mercado 31, em Jaraguá.
O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, também participou dos lançamentos e destacou a transformação no apoio aos artistas locais. “É com muita satisfação que participo do lançamento do Forró Raiz e dos festivais de Coco de Roda e Quadrilhas Juninas. Sabemos o quanto vocês, artistas locais, já sofreram com a falta de apoio no passado. Mas hoje, essa gestão trabalha para valorizar quem mantém a arte e a cultura locais vivas, fazendo com que os jovens também se reconheçam nelas. Parabenizo todos vocês nas pessoas do prefeito JHC e do presidente da FMAC, Myriel Neto”, afirmou.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o São João Raiz é uma iniciativa fundamental para a valorização da cultura popular maceioense. “O São João Raiz é mais do que festa: é um compromisso com a valorização da nossa cultura, dos nossos artistas e da nossa história. O coco de roda, o forró e as quadrilhas são expressões que resistem ao tempo e formam a identidade do povo maceioense. Fortalecer essas tradições é garantir que as futuras gerações também se reconheçam nelas”, disse.
O presidente da Liga dos Grupos de Coco de Roda de Alagoas (LIQAL), Genivaldo Júnior, ressaltou a parceria com a FMAC e a estrutura oferecida para o festival de 2025. “Este ano, temos um grande palco para o nosso evento, com grupos ainda mais preparados. E se preparem, porque teremos muitas surpresas! Deixo aqui meu agradecimento, de coração aberto, não só à FMAC, mas também ao Myriel Neto e a todos que fazem esse trabalho maravilhoso, sempre prontos a nos atender”, revelou.
O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL), Washington Nascimento, também destacou a continuidade do apoio da gestão municipal à cultura popular. “A FMAC tem sido uma parceira nossa desde o primeiro mandato do prefeito JHC até hoje. Fortalecendo a cultura e ajudando as quadrilhas juninas e a cultura popular como um todo. Estamos empolgados para o festival desse ano e só temos a agradecer à Prefeitura de Maceió, ao prefeito JHC, ao vice-prefeito Rodrigo Cunha e à FMAC”, destacou.
O São João Raiz integra a programação do São João Massayó, que promove uma grande celebração junina em Maceió, unindo tradição e modernidade, com espaço para todas as expressões culturais.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
