Hemoal realiza coletas itinerantes de sangue em Arapiraca e União dos Palmares
Ações irão ocorrer simultaneamente e visam formar estoque sanguíneo estratégico para atender demanda transfusional
Em mais uma ação da Campanha Junho Vermelho, que visa incentivar a doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas nesta quinta-feira (5).
As ações irão ocorrer simultaneamente em Arapiraca, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na rua Marinete Francisca Nunes, no bairro Brasiliana, das 8h às 16h; bem como em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata (HRM), às margens da AL-205, das 9h, às 16h.
Através destas ações, o Hemoal visa manter estabilizado o estoque sanguíneo para garantir as transfusões dos hospitais e maternidades durante os festejos juninos. Isso porque, tradicionalmente no mês de junho, em razão dos arraiás juninos, aumentam os acidentes de trânsito e os casos de queimaduras.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identidade original com foto.
É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas, além de ter dormido pelo menos 8 horas na noite anterior.
Se fez tatuagem, maquiagem definitiva ou colocou piercing, deve-se aguardar 12 meses. Caso esteja com sintomas de gripe ou resfriado, o voluntário não deve se candidatar à doação de sangue.
O recomendado é doar sangue antes de se vacinar contra a Covid-19 ou a Influenza, mas, caso já tenha se imunizado, é necessário respeitar um intervalo. Quanto às pessoas que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, sífilis, hepatite ou sejam portadoras do vírus HIV.
Mulheres ficam impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três meses para elas e de dois meses para os homens.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
