Rafael Brito se posiciona contra proposta que diminui os recursos da Educação no Brasil
Bancada da educação no Congresso Nacional emitiu nota reforçando que a medida significa um retrocesso no desenvolvimento do país

A discussão do Governo Federal sobre a possibilidade do congelamento da complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pegou o Congresso Nacional de surpresa. Nesta sexta-feira (06), o deputado federal por Alagoas, Rafael Brito (MDB), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, divulgou uma nota, assinada pelos parlamentares da bancada, se posicionando contra a medida.
No texto, a Bancada da Educação destacada que o congelamento dos recursos para
educação vai comprometer gravemente a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação em todo o país.
“Não tem cabimento essa discussão do IOF chegar na redução de recursos para educação. Os que mais vão sofrer o impacto disso, se acontecer, são municípios mais pobres, porque são os que mais precisam desse recurso para contratação de professores e estruturação das unidades de ensino. Deveríamos estar discutindo mais investimentos na educação e não esse absurdo”, enfatizou Rafael Brito.
Rafael Brito lembrou ainda que o aumento gradativo no repasse de recursos para os municípios e estados, por meio do Fundeb, foi fruto de uma articulação política discutida amplamente, onde foi levado em consideração o equilíbrio fiscal do governo.
“Essa redução vai impactar no planejamento educacional de todo país. Caso seja concretizado, no ano que vem, deixarão de ser aplicados R$ 5,8 bilhões na educação do Brasil. Vamos seguir lutando para que os investimentos na educação não retrocedam”, se comprometeu o presidente da frente parlamentar da educação.
O aumento gradativo do Fundeb acontece desde 2021, onde a parcela repassada pela União deve ser aplicada na complementação da folha de pagamento dos profissionais da educação e 30% dos recursos em custos operacionais.
Últimas notícias

Acidente na AL-120 entre Cacimbinhas e Major Izidoro termina com duas mortes

Homem é preso após esfaquear o próprio pai sete vezes, em Maragogi

Tiroteio em igreja mórmon nos EUA deixa várias pessoas feridas

Clientes fazem fila para comprar bolo vulcão que viralizou na orla de Maceió

Motociclista perde controle de veículo e se choca contra poste em Palmeira dos Índios

'Rainha das aves': veterinária viraliza como 'encantadora' de pets voadores
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
