Cratera às margens da BR-316 mobiliza Defesa Civil e DNIT em vistoria na Ladeira do Catolé
Meia pista foi interditada e situação de emergência foi decretada para acelerar intervenções no trecho que liga Maceió a Satuba
A Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou na tarde desta sexta-feira (6) uma inspeção na Ladeira do Catolé, importante via de ligação entre Maceió e o município de Satuba. A visita teve como objetivo avaliar os riscos provocados por uma voçoroca que se formou às margens da BR-316, nas proximidades da ladeira.
A formação da cratera representa um risco crescente para motoristas e pedestres que circulam pela região. Em razão disso, a Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência no último dia 29 de maio, medida que permite acelerar os trâmites para a realização das obras emergenciais.
Durante a visita, foi constatado que parte da pista — no sentido Maceió — já apresenta fissuras, o que levou o DNIT a interditar parcialmente o trecho, garantindo a sinalização adequada para alertar condutores.
O coordenador-geral da Defesa Civil municipal, Abelardo Nobre, informou que o órgão está finalizando um relatório técnico com todas as orientações necessárias para embasar as ações que serão adotadas. Segundo ele, a primeira intervenção prevista é a construção de um sistema de drenagem no local, com o intuito de conter o avanço da erosão. Na sequência, serão iniciadas as obras de contenção da encosta. “A prioridade é garantir que tudo seja executado com segurança e no menor tempo possível”, explicou.
Enquanto as obras não começam, o local seguirá sendo monitorado pela Defesa Civil, que também acompanha outras áreas vulneráveis da capital. “Estamos atualizando nosso mapeamento de pontos críticos, com foco especial nas regiões urbanas, e elaborando relatórios que servirão de base para as ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. O objetivo é eliminar riscos e proteger a população”, completou Abelardo Nobre.
A situação da Ladeira do Catolé permanece sob observação constante, e a expectativa é que as obras emergenciais sejam iniciadas assim que os trâmites legais forem concluídos.
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
