Cratera às margens da BR-316 mobiliza Defesa Civil e DNIT em vistoria na Ladeira do Catolé
Meia pista foi interditada e situação de emergência foi decretada para acelerar intervenções no trecho que liga Maceió a Satuba
A Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou na tarde desta sexta-feira (6) uma inspeção na Ladeira do Catolé, importante via de ligação entre Maceió e o município de Satuba. A visita teve como objetivo avaliar os riscos provocados por uma voçoroca que se formou às margens da BR-316, nas proximidades da ladeira.
A formação da cratera representa um risco crescente para motoristas e pedestres que circulam pela região. Em razão disso, a Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência no último dia 29 de maio, medida que permite acelerar os trâmites para a realização das obras emergenciais.
Durante a visita, foi constatado que parte da pista — no sentido Maceió — já apresenta fissuras, o que levou o DNIT a interditar parcialmente o trecho, garantindo a sinalização adequada para alertar condutores.
O coordenador-geral da Defesa Civil municipal, Abelardo Nobre, informou que o órgão está finalizando um relatório técnico com todas as orientações necessárias para embasar as ações que serão adotadas. Segundo ele, a primeira intervenção prevista é a construção de um sistema de drenagem no local, com o intuito de conter o avanço da erosão. Na sequência, serão iniciadas as obras de contenção da encosta. “A prioridade é garantir que tudo seja executado com segurança e no menor tempo possível”, explicou.
Enquanto as obras não começam, o local seguirá sendo monitorado pela Defesa Civil, que também acompanha outras áreas vulneráveis da capital. “Estamos atualizando nosso mapeamento de pontos críticos, com foco especial nas regiões urbanas, e elaborando relatórios que servirão de base para as ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. O objetivo é eliminar riscos e proteger a população”, completou Abelardo Nobre.
A situação da Ladeira do Catolé permanece sob observação constante, e a expectativa é que as obras emergenciais sejam iniciadas assim que os trâmites legais forem concluídos.
Últimas notícias
Homem é condenado a cinco anos por matar vítima a facadas em Penedo
Turista de Caruaru some na Praia do Francês e familia pede ajuda
Flávio Bolsonaro muda de opinião e declara voto a favor do fim da 6X1
Transição para o governo JHC começa a ganhar corpo nesta semana
Nunes Marques suspende novos posts e seguidores no Exército do Lula
Homem se emociona ao agradecer Aparecida e diz ter voltado a andar pela fé
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
