Cratera às margens da BR-316 mobiliza Defesa Civil e DNIT em vistoria na Ladeira do Catolé
Meia pista foi interditada e situação de emergência foi decretada para acelerar intervenções no trecho que liga Maceió a Satuba
A Defesa Civil de Maceió, em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou na tarde desta sexta-feira (6) uma inspeção na Ladeira do Catolé, importante via de ligação entre Maceió e o município de Satuba. A visita teve como objetivo avaliar os riscos provocados por uma voçoroca que se formou às margens da BR-316, nas proximidades da ladeira.
A formação da cratera representa um risco crescente para motoristas e pedestres que circulam pela região. Em razão disso, a Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência no último dia 29 de maio, medida que permite acelerar os trâmites para a realização das obras emergenciais.
Durante a visita, foi constatado que parte da pista — no sentido Maceió — já apresenta fissuras, o que levou o DNIT a interditar parcialmente o trecho, garantindo a sinalização adequada para alertar condutores.
O coordenador-geral da Defesa Civil municipal, Abelardo Nobre, informou que o órgão está finalizando um relatório técnico com todas as orientações necessárias para embasar as ações que serão adotadas. Segundo ele, a primeira intervenção prevista é a construção de um sistema de drenagem no local, com o intuito de conter o avanço da erosão. Na sequência, serão iniciadas as obras de contenção da encosta. “A prioridade é garantir que tudo seja executado com segurança e no menor tempo possível”, explicou.
Enquanto as obras não começam, o local seguirá sendo monitorado pela Defesa Civil, que também acompanha outras áreas vulneráveis da capital. “Estamos atualizando nosso mapeamento de pontos críticos, com foco especial nas regiões urbanas, e elaborando relatórios que servirão de base para as ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. O objetivo é eliminar riscos e proteger a população”, completou Abelardo Nobre.
A situação da Ladeira do Catolé permanece sob observação constante, e a expectativa é que as obras emergenciais sejam iniciadas assim que os trâmites legais forem concluídos.
Últimas notícias
Alagoas registra três casos de tráfico de pessoas em 2025, aponta Anuário
Lula declara patrimônio de R$ 4,7 mi ao TSE; valor é 35% menor que em 2022
Vítimas de acidente de helicoptero no Rio de Janeiro são identificadas
Breno Albuquerque lança campanha à reeleição em evento realizado em Arapiraca
Renan Filho avança entre lideranças do PP e recebe apoio de Marlan: “Melhor governador que Alagoas teve”
Fisiculturista Levy Bonfim recebe alta hospitalar e inicia fase de recuperação
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
