Secretário do Iplan apresenta andamento do Plano Diretor na Câmara de Maceió
Vereadores conheceram partes do documento e pediram agilidade no envio ao Legislativo
Os vereadores estiveram nesta sexta-feira (6), com o secretário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antônio Carvalho, para receber informações sobre o andamento do novo plano diretor da cidade. O encontro ocorreu na Câmara.
Carvalho apresentou uma linha do tempo que foi seguida para a construção do documento. Foram levados em conta aspectos técnicos como o zoneamento da cidade, mobilidade urbana e a reabilitação do centro e de partes do Jaraguá. O secretário apontou que foram realizadas audiências públicas e oficinas com as comunidades para ouvir as demandas da população e criar soluções.
“A comissão do plano foi feita de uma forma bastante técnica e participativa. Uma das coisas que buscamos fazer, até para dirimir qualquer dúvida, foi a participação da população na construção do documento”, afirmou.
Durante a reunião, o vereador Allan Pierre apontou a importância de levar em conta os problemas das recorrentes inundações que ocorrem em diversos pontos da cidade quando há chuvas fortes.
O presidente Chico Filho questionou sobre quais mecanismos o plano irá trazer para coibir a especulação imobiliária. Ele ainda demonstrou preocupação com a preservação de imóveis e espaços que são tombados historicamente.
Sobre esses tópicos, o secretário afirmou que o plano irá abordar esse problema por meio de inovações e também com a legislação já existente, levando em conta aspectos socioeconômicos.
Os vereadores cobraram um novo prazo para a entrega do projeto. O secretário afirmou que o Executivo pretende encaminhar até o fim do primeiro semestre. A vereadora Teca Nelma cobrou agilidade e defendeu que o plano tem que ser debatido de forma aprofundada na Câmara.
O plano diretor define regras e diretrizes sobre o uso do solo, transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos importantes para a organização da cidade. O último plano diretor de Maceió foi aprovado em 2005 e desde então não houve atualização do documento.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado durante briga familiar no Sítio Vilão, em Limoeiro de Anadia
Homem é preso suspeito de agredir a própria irmã na zona rural de Arapiraca
Mulher é presa em flagrante por tráfico no Conjunto Frei Damião, em Arapiraca
Carnaval: Em menos de 24 horas, MPAL participa de 13 audiências de custódia no Sertão, uma de tentativa de homicídio
Recifes de Alagoas entram em projeto nacional de monitoramento e restauração ambiental
Violência no Agreste: MPAL desbanca álibi e pede prisão de mulher suspeita de matar esposo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
