Após fusão com Podemos, PSDB mira aproximação com MDB; movimento pode mudar cenário em AL
Tucanos querem voltar a comandar o país em um futuro não tão distante
O PSDB, que aprovou uma fusão com o Podemos na última quinta-feira (5), não esconde sua pretensão de criar uma federação com o MDB de olho nas eleições de 2026. Os tucanos, que já governaram o país, amargam derrotas sequências, mas pretendem elevar o partido novamente.
O movimento vem sendo costurado entre os dirigentes das legendas com o objetivo de superar a cláusula de barreira — regra eleitoral que determina normas rígidas para que partidos possam ter acesso aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de TV e rádio.
Em Alagoas, caso as tratativas sigam em frente, o cenário eleitoral de 2026 pode ser completamente redefinido. Vale lembrar ainda, que o Republicanos e o MDB também estão em conversas avançadas sobre uma federação.
O MDB, em Alagoas, tem o senador Renan Calheiros como seu maior representante. O senador já costura alianças para as eleições do próximo ano, o que pode colocar em xeque os acordos que estão sendo montados por nomes de outros partidos.
O Republicanos tenta emplacar Davi Filho como candidato ao Senado, ao mesmo passo que o Podemos é o partido do vice-prefeito de Maceió Rodrigo Cunha — aliado de JHC —, ambos opositores do grupo de Renan Calheiros.
O arranjo em Brasília pode juntar gregos e troianos no mesmo barco — já que federados andam juntos —, ou jogar opositores de Renan para partidos que não façam parte do “blocão”.
Um caminho para os opositores que não queiram vestir a camisa do grupo Calheiros é migrar para o PL, ou até mesmo para a federação PP-UB. Ou ainda buscar os nanicos e começar tudo do zero.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
