Prefeitos querem unidade nas comarcas para implantação de Portal das Festas
De caráter preventivo e colaborativo, o painel é composto apenas pelos dados espontaneamente informados pelos entes públicos colaboradores
As festas juninas são grandes expressões culturais, e, nesse cenário, Alagoas se destaca como importante difusor movimentando o turismo, a cultura e a economia da região. Nesse contexto, o Ministério Público discutiu com prefeitos, na AMA, o portal dos festejos juninos que é uma ferramenta de incentivo à transparência pública, ao exercício da cidadania e de apoio à gestão eficiente dos recursos públicos no fomento à cultura e ao turismo alagoano.
De caráter preventivo e colaborativo, o painel é composto apenas pelos dados espontaneamente informados pelos entes públicos colaboradores, se debruçando somente sobre as contratações públicas de artistas para shows, cujas funcionalidades viabilizam checagem da programação das festas, artistas contratados e valores pagos pelas apresentações.
Segundo o coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do MPAL, promotor Bruno Baptista, o painel usa tecnologia que possibilita a comparação de valores aplicados em diversas oportunidades, tanto para gestores, como para a sociedade. “O portal vai permitir o nivelamento e a previsibilidade dos custos dessas contratações, além de ser alimentado diretamente pelos servidores municipais.”, acrescentou o promotor.
O prefeito de Jundiá, Jorge Galvão elogiou a postura do órgão, mas chamou atenção para muitas particularidades envolvidas e que podem interferir como sazonalidade, lei da oferta e da procura entre outros itens. Em alguns casos a sociedade pode não entender os valores aplicados caso não bata com a tabela existente no portal e os gestores sejam criticados sem base. A opinião foi compartilhada pela prefeita de Jacuípe, Mayara Cavalcante.
O vice-presidente Jorge Dantas também chamou atenção para que as comarcas falem uma mesma linguagem, estejam alinhadas ao núcleo coordenador para evitar interpretações diferentes com relação a transparência do portal.
Últimas notícias
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Motoqueiro morre após colisão com carreta na entrada de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
