[Vídeo] Governador lança programa 'Corações da Paz', em promoção à cidadania e prevenção da violência
Serão construídas 10 unidades em todo o estado
Foi lançado em Maceió, nesta segunda-feira (9), pelo governador Paulo Dantas, o Programa Corações da Paz, com o intuito de promover cidadania, e ajudar a prevenir a violência além de reduzir a vulnerabilidade social. A proposta é agrupar diversos serviços voltados a beneficiar a população mais necessitada. O programa trará uma aproximação do público em situação de vulnerabilidade aos serviços de saúde, bem-estar, assistência social, capacitação profissional, atividades culturais, esportivas e de lazer, promovendo segurança e desenvolvimento das comunidades.
Na cerimônia lançada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, o governador assinou a ordem de serviço do primeiro complexo do programa, que será construído no Ginásio Lauthenay Perdigão, no bairro do Trapiche, em Maceió, e também enviou à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) o projeto de lei que institui o programa Corações da Paz em Alagoas.
No total, serão construídas 10 unidades em todo o estado, sendo quatro delas em Maceió: complexo no Trapiche e nos bairros do Vergel, Jacintinho e Benedito Bentes. No interior, são seis: em Marechal Deodoro, Arapiraca, Santana do Ipanema, Rio Largo e São Luís do Quitunde. O investimento é na ordem de R$ 100 milhões
“Vamos entregar ainda este ano o complexo do Trapiche. A ideia é aproximar os serviços do Estado às pessoas. Nós queremos que seja um programa transversal, que envolva a participação de todos os secretários e secretárias. Eu não tenho a menor dúvida de que esse programa será um dos mais bem feitos. Que essa iniciativa possa impactar na promoção da paz e cidadania em todo o Estado”, pontua Paulo Dantas.
Além de aproximar serviços, o Corações da Paz vai promover a cultura da paz e fortalecer as políticas de prevenção à violência em Alagoas. “Para levar a paz, precisamos dialogar e, agora, será momento de se aproximar. A gente vai atingir todos os níveis da sociedade, de forma que todos os serviços e atividades do governo cheguem nessas comunidades. Iniciativas semelhantes já foram implantadas em Belém e em Recife e deram super certo. Vamos trazer o que deu certo para cá também”, afirmou o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.
A promoção da cidadania e o combate à violência serão feitos também nas escolas da rede pública estadual. "Quando pensamos em políticas públicas, temos que lembrar das escolas, pois lá temos os jovens e os pais frequentando o mesmo espaço escolar. De início, nas quatro escolas aqui da capital, mais de 4.000 alunos, fora os seus pais, seus parentes, o entorno, serão beneficiados com o Corações da Paz", acrescentou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Na solenidade, foi assinada a ordem de serviço autorizando a construção do Complexo Comunitário Corações da Paz, que também vai abrigar mais uma unidade de ensino do programa Escola do Coração, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As construções serão erguidas no entorno do Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão.
Com investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões, o espaço é uma parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
A estrutura do Complexo Comunitário será composta por três blocos. O primeiro abrigará salas multiuso, biblioteca, auditório, laboratórios técnicos e de informática, sala de dança e espaços colaborativos, destinados à realização de cursos profissionalizantes, oficinas, atividades culturais, reuniões comunitárias e ações de promoção à saúde e ao bem-estar.
O segundo bloco será voltado ao atendimento direto à população, com serviços essenciais oferecidos pelas secretarias estaduais, como emissão de documentos (RG, CNH, certidões), regularização de nome social, carteiras para idosos, autistas e pessoas com deficiência, além de espaços da Secretaria do Trabalho e Emprego, Sala Cria, Mediação de Conflitos, Crad e CPDI. O terceiro bloco concentra a área administrativa, com salas de coordenação, copa, vestiário e alojamento para a equipe de segurança.
Além das novas construções, os espaços já existentes, sob a arquibancada do ginásio, serão reformados e integrados ao complexo, servindo como locais para oficinas, ensaios, aulas de teatro e encontros comunitários. A área externa também será requalificada, com pista de cooper, Code Playground, quiosques de alimentação e mobiliário urbano.
Serviços ofertados
O Corações da Paz oferecerá serviços especializados para atender às necessidades da comunidade. A Seprev vai emitir documentos, prestar atendimento do Núcleo de Justiça Comunitária e promover ações de segurança. A SSP fará atividades recreativas, enquanto a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros ministrarão palestras sobre violência doméstica e ações socioeducativas.
A Secria vai fazer o cadastro do Cartão CRIA. A Uneal vai realizar ações de empreendedorismo e feiras científicas, e a Sesau ofertará atendimento especializado por meio da Rede de Atenção às Violências (RAV).
Já a SECTI vai disponibilizar laboratórios de qualificação profissional, enquanto a Secult ficará responsável pelo acervo da biblioteca pública e pela promoção de oficinas de apoio a minorias. A Setur e a Seteq oferecerão cursos de qualificação e o Sine para encaminhamento ao emprego.
A Secdef oferece serviços como a emissão de carteiras de identificação para pessoas com deficiência e cursos de formação em direitos humanos. A Selaj promove atividades esportivas para todas as idades. A Semudh oferece acolhimento e palestras sobre temas sociais, e a Seades vai fornecer capacitação e benefícios sociais. A Secom realizará uma incubadora de jornalismo periférico.
Estiveram presentes, na solenidade, os secretários de estado Silvio Bulhões, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Aline Rodrigues, da Agricultura; Wendel Palhares, da Comunicação; Tereza Nelma, da Cidadania e da Pessoa com Deficiência; Felipe Cordeiro, do Gabinete Civil; representando o turismo, a secretária executiva, Marília Hermann; representando a cultura, Perolyna Lyra; além do deputado federal Rafael Brito, dos deputados estaduais Silvio Camelo e Alexandre Ayres, e do vereador por Maceió, Silvio Camelo Filho.
Últimas notícias
Febre nos Estados Unidos, cruzeiros nudistas têm uma série de regras: uma delas válida só para homens
Leonardo Dias cumpre promessa e aprova Vem pra Cristo como patrimônio imaterial de Maceió
Viralizou: ao verem Ferrari, meninos abraçam e beijam o carro
Dicionário elege 'rage bait' como palavra do ano. Saiba o que é
Separados na juventude: reencontro de casal após 40 anos reacende amor
[Vídeo] Papagaios Chauás avançam para fase final antes da soltura em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
