Postes de concreto da Praia da Avenida são substituídos por equipamentos em fibra de vidro
Obra é realizada pela Ilumina Maceió; novas estruturas são mais seguras e sustentáveis
A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) iniciou, nesta terça-feira (10), a substituição de postes de concreto danificados por equipamentos novos, em fibra de vidro, ao longo da Avenida Assis Chateaubriand, na Praia da Avenida, que percorre os bairros Prado até o Pontal da Barra.
A Ilumina está realizando a avaliação dos equipamentos com sinais de desgaste, resultado de abalroamentos e da exposição constante à maresia. Nos casos identificados, a empresa tem feito a substituição imediata por postes de fibra de vidro, que não sofrem corrosão e apresentam durabilidade de duas a quatro vezes superior a dos postes de concreto, especialmente em áreas litorâneas.
Segundo o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, a substituição dos postes de concreto por estruturas de fibra de vidro também se justifica por motivos de segurança. “Em casos de colisão, os postes de fibra de vidro oferecem menor risco de ferimentos graves, já que são mais leves e não conduzem eletricidade, além de se romperem em pedaços menores, evitando estilhaços”, afirmou.
Ele também destacou que os novos postes são uma alternativa mais sustentável. “O material de fibra possui estrutura com maior vida útil, baixa necessidade de manutenção e menor impacto ambiental durante sua fabricação e descarte”, explicou.
A rede de fios e cabeamento naquela região é subterrânea. O sistema é considerado uma alternativa mais segura e eficiente, reduzindo o risco de acidentes causados por rompimentos, choques elétricos e quedas de estrutura, principalmente durante ventos fortes ou tempestades. Além disso, o modelo utilizado contribui com a estética urbana ao evitar o emaranhado de cabos visíveis nas ruas e também é mais durável por não ter exposição direta ao clima e de ações externas, como vandalismo.
Obras na região
Na Avenida Industrial Cícero Toledo, no bairro Jaraguá, que dá sequência à Avenida Assis Chateaubriand, a Ilumina já havia realizado a modernização da rede, com a instalação e a substituição de 21 postes de concreto por modelos em fibra, junto à padronização de 30 suportes e outras 60 luminárias em LED.
Também foram instalados sete postes de fibra na área da orla marítima com 21 novos projetores em LED, iluminando a faixa de areia da Praia de Jaraguá. A ação foi realizada no fim de maio. Um trecho que permanecia com cabeamento aéreo foi substituído pelo sistema subterrâneo.
A Ilumina Maceió segue com uma série de ações para a modernização de toda a iluminação da orla marítima, entre o Pontal da Barra e o Jaraguá. Uma delas compreende a instalação de 197 novos postes no calçadão da praia para dar suporte a projetores e luminárias em LED, voltada à faixa de areia e ao passeio de pedestres e ciclistas, respectivamente.
A ciclovia de Jaraguá, entre a Foz do Salgadinho e a capelinha do bairro, ganhou 29 postes de aço galvanizado contínuos com altura de sete metros e luminárias em LED.
Últimas notícias
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
