Rafael Brito aprova projeto que cria pré-vestibular para alunos de escolas públicas
Deputado alagoano, relator da matéria na Comissão de Educação, reforçou que a indicação foi elogiada pelos ministérios da educação e da fazenda

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, deputado Rafael Brito (MDB-AL), aprovou na comissão de educação o projeto de lei que cria cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A PL 4115/2019, a qual o deputado alagoano foi relator, prever a oferta do pré-vestibular, com acesso prioritário aos estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio em escolas da rede pública.
Rafael Brito destacou que o projeto de lei recebeu a reconhecimento do Ministério da Educação e do Ministério da Fazenda. “Essa medida é uma forma de promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento socioeconômico do país. Ter a aprovação do governo federal por meio do MEC e da Fazenda, mostra que estamos apoiando as políticas públicas certas”, avaliou o deputado federal.
O texto substitutivo do projeto de lei trata ainda do envolvimento dos entes federativos na oferta dos cursos preparatórios. Um exemplo é a colaboração das instituições de ensino mantidas pela União, que ficam autorizadas a ceder ou permitir o uso de equipamentos ou instalações para funcionamento dos cursos preparatórios.
O pré-vestibular público propõe ainda o nivelamento das condições de disputa, com foco nos conteúdos e habilidades exigidos para o acesso ao ensino superior. “A oferta de bons cursos também é importante para a permanência desses estudantes no ensino superior. Em Alagoas, criei o projeto Foca no Enem com aulas online e presenciais. Desde que foi criado, o estado bate recorde de acesso de alunos da rede pública na Universidade Federal de Alagoas e no número de alunos inscritos na prova do Enem. É um sucesso total”, salientou Rafael Brito.
Últimas notícias

Homem bêbado é preso por ameaçar esposa no bairro Jacintinho

Suspeito de tentativa de estupro é espancado e preso no bairro Santa Amélia

Deputado Fabio Costa vota por endurecer progressão de pena para crimes hediondos

Cícero Cavalcante é reeleito presidente do MDB de Matriz de Camaragibe

Mulher ameaça vizinha com faca após descobrir traição do marido em Girau do Ponciano

Homem é assassinado a tiros no Povoado Sapucaia, zona rural de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
