Rafael Brito aprova projeto que cria pré-vestibular para alunos de escolas públicas
Deputado alagoano, relator da matéria na Comissão de Educação, reforçou que a indicação foi elogiada pelos ministérios da educação e da fazenda
O presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, deputado Rafael Brito (MDB-AL), aprovou na comissão de educação o projeto de lei que cria cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A PL 4115/2019, a qual o deputado alagoano foi relator, prever a oferta do pré-vestibular, com acesso prioritário aos estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio em escolas da rede pública.
Rafael Brito destacou que o projeto de lei recebeu a reconhecimento do Ministério da Educação e do Ministério da Fazenda. “Essa medida é uma forma de promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento socioeconômico do país. Ter a aprovação do governo federal por meio do MEC e da Fazenda, mostra que estamos apoiando as políticas públicas certas”, avaliou o deputado federal.
O texto substitutivo do projeto de lei trata ainda do envolvimento dos entes federativos na oferta dos cursos preparatórios. Um exemplo é a colaboração das instituições de ensino mantidas pela União, que ficam autorizadas a ceder ou permitir o uso de equipamentos ou instalações para funcionamento dos cursos preparatórios.
O pré-vestibular público propõe ainda o nivelamento das condições de disputa, com foco nos conteúdos e habilidades exigidos para o acesso ao ensino superior. “A oferta de bons cursos também é importante para a permanência desses estudantes no ensino superior. Em Alagoas, criei o projeto Foca no Enem com aulas online e presenciais. Desde que foi criado, o estado bate recorde de acesso de alunos da rede pública na Universidade Federal de Alagoas e no número de alunos inscritos na prova do Enem. É um sucesso total”, salientou Rafael Brito.
Últimas notícias
IML não identifica causa da morte de mulher encontrada no Canal do Sertão
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras sem registro vendidas na internet
Mulher é presa suspeita de dopar idosos e causar rombo de R$ 300 mil em AL
MP se manifesta sobre condições da Delegacia da Mulher em Alagoas
PF identifica Flávio como 'usuário master' de conta de offshore ligada a jato de Vorcaro
Maceió amplia pontos de distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificante
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
