Rafael Brito aprova projeto que cria pré-vestibular para alunos de escolas públicas
Deputado alagoano, relator da matéria na Comissão de Educação, reforçou que a indicação foi elogiada pelos ministérios da educação e da fazenda

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, deputado Rafael Brito (MDB-AL), aprovou na comissão de educação o projeto de lei que cria cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A PL 4115/2019, a qual o deputado alagoano foi relator, prever a oferta do pré-vestibular, com acesso prioritário aos estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio em escolas da rede pública.
Rafael Brito destacou que o projeto de lei recebeu a reconhecimento do Ministério da Educação e do Ministério da Fazenda. “Essa medida é uma forma de promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento socioeconômico do país. Ter a aprovação do governo federal por meio do MEC e da Fazenda, mostra que estamos apoiando as políticas públicas certas”, avaliou o deputado federal.
O texto substitutivo do projeto de lei trata ainda do envolvimento dos entes federativos na oferta dos cursos preparatórios. Um exemplo é a colaboração das instituições de ensino mantidas pela União, que ficam autorizadas a ceder ou permitir o uso de equipamentos ou instalações para funcionamento dos cursos preparatórios.
O pré-vestibular público propõe ainda o nivelamento das condições de disputa, com foco nos conteúdos e habilidades exigidos para o acesso ao ensino superior. “A oferta de bons cursos também é importante para a permanência desses estudantes no ensino superior. Em Alagoas, criei o projeto Foca no Enem com aulas online e presenciais. Desde que foi criado, o estado bate recorde de acesso de alunos da rede pública na Universidade Federal de Alagoas e no número de alunos inscritos na prova do Enem. É um sucesso total”, salientou Rafael Brito.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
