[Vídeo] Corredor literário trará nova cara para sebos localizados no Centro de Maceió
O espaço, já conhecido pelos tradicionais sebos da região, será revitalizado como parte de um projeto que visa fomentar a literatura e a cultura local
A Prefeitura de Maceió deu início às obras de construção de um corredor cultural na rua Doutor Pontes de Miranda, localizada atrás da Assembleia Legislativa, no Centro da capital. O espaço, já conhecido pelos tradicionais sebos da região, será revitalizado como parte de um projeto que visa fomentar a literatura e a cultura local.
A iniciativa prevê a instalação de novos contêineres padronizados para os vendedores de livros, além da requalificação da calçada com foco em acessibilidade. Elementos como nomes de escritores e escritoras alagoanos e palavras ligadas à literatura e à língua portuguesa serão incorporados ao espaço.
Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antônio Carvalho, a proposta é transformar o local em um espaço de referência cultural.
“A ideia é valorizar essa questão da literatura, da escrita, da riqueza literária alagoana. Então, o que é que a gente fez? Eles vão ter novos contêineres, nos tamanhos padrões, com cores, pra justamente chamar atenção, e mais do que isso, a calçada vai ser refeita com acessibilidade, trazendo nomes de escritores e escritoras alagoanos, e também de palavras que remetem à literatura, à escrita, à língua portuguesa. Então a ideia é justamente transformar aquilo ali num cantinho da literatura”, explicou.
A previsão é que as obras sejam concluídas em até três meses. “A previsão inicial é de três meses pra obra, que iniciou esta semana, e, a gente vai tentar acelerar ao máximo, na verdade, pra terminar antes desse prazo, porque a gente entende da importância daquele espaço, não só para os comerciantes, que tiram o seu sustento, e já estão ali há muito comigo, inclusive, por gerações, né? Então pais, que passaram pros filhos… Mas também para a população de Maceió, que transita por aquele espaço e faz a aquisição dos livros, dos gibi, que estão por ali”, afirmou Carvalho.
O projeto é parte de um conjunto de ações de valorização do Centro de Maceió promovidas pela gestão municipal.
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
