[Vídeo] Corredor literário trará nova cara para sebos localizados no Centro de Maceió
O espaço, já conhecido pelos tradicionais sebos da região, será revitalizado como parte de um projeto que visa fomentar a literatura e a cultura local
A Prefeitura de Maceió deu início às obras de construção de um corredor cultural na rua Doutor Pontes de Miranda, localizada atrás da Assembleia Legislativa, no Centro da capital. O espaço, já conhecido pelos tradicionais sebos da região, será revitalizado como parte de um projeto que visa fomentar a literatura e a cultura local.
A iniciativa prevê a instalação de novos contêineres padronizados para os vendedores de livros, além da requalificação da calçada com foco em acessibilidade. Elementos como nomes de escritores e escritoras alagoanos e palavras ligadas à literatura e à língua portuguesa serão incorporados ao espaço.
Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antônio Carvalho, a proposta é transformar o local em um espaço de referência cultural.
“A ideia é valorizar essa questão da literatura, da escrita, da riqueza literária alagoana. Então, o que é que a gente fez? Eles vão ter novos contêineres, nos tamanhos padrões, com cores, pra justamente chamar atenção, e mais do que isso, a calçada vai ser refeita com acessibilidade, trazendo nomes de escritores e escritoras alagoanos, e também de palavras que remetem à literatura, à escrita, à língua portuguesa. Então a ideia é justamente transformar aquilo ali num cantinho da literatura”, explicou.
A previsão é que as obras sejam concluídas em até três meses. “A previsão inicial é de três meses pra obra, que iniciou esta semana, e, a gente vai tentar acelerar ao máximo, na verdade, pra terminar antes desse prazo, porque a gente entende da importância daquele espaço, não só para os comerciantes, que tiram o seu sustento, e já estão ali há muito comigo, inclusive, por gerações, né? Então pais, que passaram pros filhos… Mas também para a população de Maceió, que transita por aquele espaço e faz a aquisição dos livros, dos gibi, que estão por ali”, afirmou Carvalho.
O projeto é parte de um conjunto de ações de valorização do Centro de Maceió promovidas pela gestão municipal.
Últimas notícias
Motorista é espancado até a morte após carro atropelar criança de 5 anos
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
