UPA Santa Lúcia inova e oferece exames de raio-X inclusivo
Iniciativa proporciona acolhimento a crianças autistas e com necessidades especiais
Com o objetivo de proporcionar acessibilidade e inclusão em exames radiográficos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Lúcia, gerida pela Prefeitura de Maceió, criou o projeto “RadInclui”, iniciativa que proporciona acolhimento às crianças e jovens autistas, pessoas com necessidades especiais, com paralisia cerebral e pouca mobilidade.
A iniciativa pioneira transforma a realização desses exames em uma experiência mais humana a acessível, pois a sala de raio-X conta com iluminação em LED, globos giratórios, tapete musical e ambiente sensorial e lúdico, que ajuda a acalmar e direcionar o foco dos pacientes, especialmente as crianças. Com isso, é possível ter imagens radiográficas mais precisas, sem causar estresse ou desconforto nos pacientes.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destaca que a iniciativa é simples, mas inovadora e com potencial de transformar a experiência de muitos pacientes. “Esse modelo de cuidado inclusivo e humano é o que buscamos oferecer todos os dias em nossas unidades na gestão do prefeito JHC. O empenho de nossas equipes de saúde tem fortalecido e mudado a saúde pública”, destaca.
Já Walma Marinho, diretora da UPA Santa Lúcia, afirma que muitas vezes o ato de realizar o exame, dependendo do paciente, pode ocasionar comprometimento no diagnóstico da radiografia. “Implantamos essa ideia simples, mas que colabora muito com o cotidiano da nossa unidade e com o bem-estar do nosso usuário”.
Como funciona o RadInclui
Os maquinários são envoltos em globos giratórios que projetam luzes e imagens coloridas, com tapete musical, causando relaxamento e direcionamento do foco dos pacientes, que passam a vivenciar uma experiência lúdica, realizando o procedimento em um ambiente mágico.

No momento de captação da imagem, um LED é acionado através de controle remoto, isso chama à atenção do paciente, proporcionando uma captura fidedigna. Esse efeito visual colabora para realizar os perfis de tórax em exames infantis. Os objetos funcionam através de pilhas ou baterias portáteis e todo o processo passou por avaliação médica, comprovando que não há qualquer interferência na qualidade dos exames.
Últimas notícias
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Vídeo registra tombamento de caminhão de lixo que deixou gari ferido na orla de Maceió
Saiba quais são as regras para ambulantes nas prévias e no Carnaval 2026
IPTU 2026 com 20% de desconto vence nesta sexta-feira (30); saiba como emitir a guia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
