Profissionais de comunicação participam de capacitação sobre utilização estratégica do TikTok
Promovida pela Secretaria de Estado da Comunicação, a 10ª edição do Ciclo Tendências & Soluções reuniu profissionais de comunicação de várias áreas

Profissionais de comunicação participaram nesta terça-feira (17) de uma capacitação prática para utilizarem a ferramenta TikTok de forma estratégica. O treinamento fez parte da 10ª edição do Ciclo Tendências & Soluções promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom).
O evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, os responsáveis pelas redes digitais do Governo de Alagoas, Mariah Morais, Lucas Reis e Rafaela Vieira fizeram uma apresentação de como funciona a ferramenta TikTok.
Segundo Lucas Reis, ao contrário de outras mídias digitais, o TikTok não é uma rede social, porque as pessoas não buscam interação social, mas sim consumir conteúdos de entretenimento e informação.

“O TikTok está passando a ser a principal rede no lugar do Instagram, mas a maior parte das pessoas não está lá só pra assistir conteúdo, mas para produzir conteúdo. E a ideia é que os órgãos públicos sejam cada vez mais criadores de conteúdo pro TikTok, por isso a importância desse evento hoje promovido pela Secom”, destacou Lucas.
Estratégias de contas públicas
Durante o período da tarde, o Tendências & Soluções conta com a participação de dois gestores do TikTok no Brasil: Leandro Albuquerque, gerente de Contas Governamentais (Reseller) e Woolley Allan Ribeiro, Gerente de Políticas Públicas para a América Latina.
Eles apresentaram dados atualizados, tendências e estratégias de engajamento para o setor público, além de insights sobre o uso eficiente da plataforma. Foram apresentados também cases de sucesso no setor público.
Os participantes conheceram como funciona o algoritmo e as ferramentas do TikTok; estratégias para aumentar o engajamento de contas institucionais; produção de conteúdo orgânico que realmente conecta; uso criativo de trends, efeitos e hastags.
Ao abrir o evento, o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, disse que não tinha dúvidas que os participantes da 10° edição do Tendências & Soluções teriam uma compreensão melhor de como funciona o TikTok e poderão oferecer um serviço melhor qualidade.
“Nós já somos referência em comunicação em muitas áreas, e temos o compromisso de tornar Alagoas um cenário que quando as pessoas pensarem estratégia de comunicação saberão que o pessoal de Alagoas é muito bom. Então a gente tem que se cobrar para tornar o Estado cada vez mais referência”, destacou.
O secretário anunciou que a próxima edição do Tendências & Soluções discutirá inteligência artificial (IA) e, em breve, voltará com o tema sobre gestão de crise. “Recentemente, nós fizemos um evento sobre desinformação, e Alagoas tem sido também referência no combate à fake News”, lembrou.
O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e da Escola de Governo de Alagoas foram mais uma vez parceiros do evento. Para o presidente do Sindjornal, Alexandre Lino, a parceria com a Secom tem sido importante para promover a capacitação de qualidade para jornalistas e outros profissionais de comunicação, não só integrantes das assessorias de governo.

“Nesse evento, a gente busca qualificar o público da comunicação, o ecossistema da comunicação. Nós entendemos que é importante para o profissional de relações públicas, o publicitário, o radialista, quem trabalha com social mídia, produtor cultural, produtor de eventos, profissionais que trabalham com gráfica, porque nós funcionamos como ecossistema”, defendeu Lino.
“A gente precisa entregar mais e manter a qualidade, porque se a gente parar no mundo da comunicação que tem enfrentado tantas reviravoltas, tantas mudanças em tão pouco tempo, a gente vai ficar muito para trás”, completou Lino.
Últimas notícias

Polícia apreende motocicletas com escapamento ‘coiote’ em Maragogi

Após execução de delegado, promotor defende proteção vitalícia de autoridades que atuam contra o crime organizado

Execução de ex-delegado-geral teve mais de 20 tiros de fuzil

Hytalo Santos e marido submetiam menores a procedimentos estéticos e tatuagens, diz denúncia do MP

Jovem ameaça cortar braço da avó da namorada e é morto a paulada no DF

Jovem fica ferido ao sofrer acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
