Profissionais de comunicação participam de capacitação sobre utilização estratégica do TikTok
Promovida pela Secretaria de Estado da Comunicação, a 10ª edição do Ciclo Tendências & Soluções reuniu profissionais de comunicação de várias áreas

Profissionais de comunicação participaram nesta terça-feira (17) de uma capacitação prática para utilizarem a ferramenta TikTok de forma estratégica. O treinamento fez parte da 10ª edição do Ciclo Tendências & Soluções promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom).
O evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, os responsáveis pelas redes digitais do Governo de Alagoas, Mariah Morais, Lucas Reis e Rafaela Vieira fizeram uma apresentação de como funciona a ferramenta TikTok.
Segundo Lucas Reis, ao contrário de outras mídias digitais, o TikTok não é uma rede social, porque as pessoas não buscam interação social, mas sim consumir conteúdos de entretenimento e informação.

“O TikTok está passando a ser a principal rede no lugar do Instagram, mas a maior parte das pessoas não está lá só pra assistir conteúdo, mas para produzir conteúdo. E a ideia é que os órgãos públicos sejam cada vez mais criadores de conteúdo pro TikTok, por isso a importância desse evento hoje promovido pela Secom”, destacou Lucas.
Estratégias de contas públicas
Durante o período da tarde, o Tendências & Soluções conta com a participação de dois gestores do TikTok no Brasil: Leandro Albuquerque, gerente de Contas Governamentais (Reseller) e Woolley Allan Ribeiro, Gerente de Políticas Públicas para a América Latina.
Eles apresentaram dados atualizados, tendências e estratégias de engajamento para o setor público, além de insights sobre o uso eficiente da plataforma. Foram apresentados também cases de sucesso no setor público.
Os participantes conheceram como funciona o algoritmo e as ferramentas do TikTok; estratégias para aumentar o engajamento de contas institucionais; produção de conteúdo orgânico que realmente conecta; uso criativo de trends, efeitos e hastags.
Ao abrir o evento, o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, disse que não tinha dúvidas que os participantes da 10° edição do Tendências & Soluções teriam uma compreensão melhor de como funciona o TikTok e poderão oferecer um serviço melhor qualidade.
“Nós já somos referência em comunicação em muitas áreas, e temos o compromisso de tornar Alagoas um cenário que quando as pessoas pensarem estratégia de comunicação saberão que o pessoal de Alagoas é muito bom. Então a gente tem que se cobrar para tornar o Estado cada vez mais referência”, destacou.
O secretário anunciou que a próxima edição do Tendências & Soluções discutirá inteligência artificial (IA) e, em breve, voltará com o tema sobre gestão de crise. “Recentemente, nós fizemos um evento sobre desinformação, e Alagoas tem sido também referência no combate à fake News”, lembrou.
O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e da Escola de Governo de Alagoas foram mais uma vez parceiros do evento. Para o presidente do Sindjornal, Alexandre Lino, a parceria com a Secom tem sido importante para promover a capacitação de qualidade para jornalistas e outros profissionais de comunicação, não só integrantes das assessorias de governo.

“Nesse evento, a gente busca qualificar o público da comunicação, o ecossistema da comunicação. Nós entendemos que é importante para o profissional de relações públicas, o publicitário, o radialista, quem trabalha com social mídia, produtor cultural, produtor de eventos, profissionais que trabalham com gráfica, porque nós funcionamos como ecossistema”, defendeu Lino.
“A gente precisa entregar mais e manter a qualidade, porque se a gente parar no mundo da comunicação que tem enfrentado tantas reviravoltas, tantas mudanças em tão pouco tempo, a gente vai ficar muito para trás”, completou Lino.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
