Novo sistema de alerta da Defesa Civil passa a funcionar nesta quarta (18)
Defesa Civil Alerta teve demonstração em todo o Nordeste no último sábado (14)

O novo sistema de alerta da Defesa Civil passa a ficar ativo nesta quarta-feira (18) em Maceió. O Defesa Civil Alerta é o sistema que permite comunicar riscos severos e extremos à população sem que necessite de um cadastro prévio.
Todos que estiverem no território e áreas metropolitanas com celulares iOS e Android conectados à tecnologia 4G ou 5G podem receber o alerta. A mensagem vem acompanhada de um aviso sonoro que suspende o conteúdo que estiver em uso no momento, aparecendo em destaque e o som será ativado mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.
“O alerta demonstrativo foi um sucesso e testamos a eficiência desse novo modelo. Os próximos serão enviados somente quando houver necessidade, em casos de alerta máximo”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Maceió.
Este tipo de alerta será acionado em casos como risco alto de chuvas fortes, risco de deslizamento de terra e risco de inundação por transbordamento de rios. Em riscos de menor grau, não será necessário a utilização deste modelo de alerta com sinal sonoro.
Os alertas podem ser enviados para toda a cidade ou por região, de acordo com o risco. O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) realiza o monitoramento e envia o alerta quando necessário.
Sistema de SMS continua ativo
Para os riscos de menor potencial a Defesa Civil de Maceió continuará emitindo avisos de mensagem de texto por SMS e pelos aplicativos WhatsApp e Telegran, plataformas já utilizadas anteriormente, onde há necessidade de cadastro prévio.

Como se cadastrar para receber alertas por SMS:
- Pegue o celular e abra o aplicativo de mensagens;
- Digite o número 40199 no campo de destino;
- No corpo da mensagem, insira o CEP da sua região;
- Envie uma mensagem. O cadastro é gratuito;
Pronto! Você passa a receber alertas da Defesa Civil Municipal direto no celular.
Alertas via WhatsApp e Telegram
A Defesa Civil Nacional oferece, também, a opção de receber os alertas de desastres naturais através dos aplicativos WhatsApp e Telegram.
Para se cadastrar no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 2034-4611 e seguir as instruções do chatbot, compartilhando sua localização ou escolhendo uma área de interesse.
No Telegram, procure a “Defesa Civil Nacional”, inicie uma conversa e faça o mesmo procedimento.
Últimas notícias

"Não saímos de casa para apanhar": Presidente do Coren-AL repudia agressão a enfermeira em hospital de Girau do Ponciano

Polícia Civil avança na investigação da morte do adolescente Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios

Leonardo Dias cobra regulação de paciente durante visita a UPA

Alexandre Ayres destina R$ 100 mil ao FRATEA, em União, e reforça compromisso com o tratamento do autismo

Mulher perde controle de veículo e colide com muro de supermercado na Ponta Verde

Colisão entre dois carros na Via Expressa, em Maceió, faz duas vítimas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
