Após críticas, UPAs de Maceió voltam a emitir declarações de comparecimento
Medida havia sido suspensa pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (13)
Após uma enxurrada de críticas nas redes sociais e a pressão de órgãos públicos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió anunciou, nessa terça-feira (17), a revogação da decisão que suspendia a emissão de declarações de comparecimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pela Prefeitura.
Com a medida, os pacientes que buscarem atendimento nas UPAs do Trapiche da Barra, Santa Lúcia e Benedito Bentes voltarão a receber o documento, mediante indicação médica, para comprovação de presença no serviço de saúde.
A suspensão, anunciada anteriormente pela SMS, havia sido justificada como uma tentativa de reduzir o número de pessoas que procuravam as unidades apenas para obter o documento, o que, segundo a gestão, contribuía para a superlotação e o aumento do tempo de espera.
No entanto, a decisão gerou forte repercussão negativa, sobretudo após a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas encaminhar um ofício solicitando a revogação imediata da medida, por entender que ela feria o direito dos trabalhadores.
Diante da pressão, a Prefeitura voltou atrás. Em nova nota, a SMS reafirmou o compromisso com os direitos dos usuários do sistema de saúde e informou que continuará buscando alternativas para melhorar o fluxo de atendimento nas unidades.
"Sabemos que os pacientes e seus acompanhantes que precisam de atendimento merecem respeito e atenção. Nossa iniciativa visa garantir que seus direitos sejam respeitados e que os recursos sejam destinados a quem realmente necessita", destacou a SMS.
Últimas notícias
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Arapiraca conquista nota máxima do Tesouro Nacional em gestão fiscal pelo terceiro ano consecutivo
"Não podemos nos acostumar": Cabo Bebeto cobra Governo por atrasos na entrega de hospitais em Alagoas
Marina Candia valoriza tradição do rendendê e destaca riqueza cultural de Entremontes
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
