Após críticas, UPAs de Maceió voltam a emitir declarações de comparecimento
Medida havia sido suspensa pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (13)

Após uma enxurrada de críticas nas redes sociais e a pressão de órgãos públicos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió anunciou, nessa terça-feira (17), a revogação da decisão que suspendia a emissão de declarações de comparecimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pela Prefeitura.
Com a medida, os pacientes que buscarem atendimento nas UPAs do Trapiche da Barra, Santa Lúcia e Benedito Bentes voltarão a receber o documento, mediante indicação médica, para comprovação de presença no serviço de saúde.
A suspensão, anunciada anteriormente pela SMS, havia sido justificada como uma tentativa de reduzir o número de pessoas que procuravam as unidades apenas para obter o documento, o que, segundo a gestão, contribuía para a superlotação e o aumento do tempo de espera.
No entanto, a decisão gerou forte repercussão negativa, sobretudo após a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas encaminhar um ofício solicitando a revogação imediata da medida, por entender que ela feria o direito dos trabalhadores.
Diante da pressão, a Prefeitura voltou atrás. Em nova nota, a SMS reafirmou o compromisso com os direitos dos usuários do sistema de saúde e informou que continuará buscando alternativas para melhorar o fluxo de atendimento nas unidades.
"Sabemos que os pacientes e seus acompanhantes que precisam de atendimento merecem respeito e atenção. Nossa iniciativa visa garantir que seus direitos sejam respeitados e que os recursos sejam destinados a quem realmente necessita", destacou a SMS.
Últimas notícias

"Não saímos de casa para apanhar": Presidente do Coren-AL repudia agressão a enfermeira em hospital de Girau do Ponciano

Polícia Civil avança na investigação da morte do adolescente Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios

Leonardo Dias cobra regulação de paciente durante visita a UPA

Alexandre Ayres destina R$ 100 mil ao FRATEA, em União, e reforça compromisso com o tratamento do autismo

Mulher perde controle de veículo e colide com muro de supermercado na Ponta Verde

Colisão entre dois carros na Via Expressa, em Maceió, faz duas vítimas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
