Após críticas, UPAs de Maceió voltam a emitir declarações de comparecimento
Medida havia sido suspensa pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (13)
Após uma enxurrada de críticas nas redes sociais e a pressão de órgãos públicos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió anunciou, nessa terça-feira (17), a revogação da decisão que suspendia a emissão de declarações de comparecimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pela Prefeitura.
Com a medida, os pacientes que buscarem atendimento nas UPAs do Trapiche da Barra, Santa Lúcia e Benedito Bentes voltarão a receber o documento, mediante indicação médica, para comprovação de presença no serviço de saúde.
A suspensão, anunciada anteriormente pela SMS, havia sido justificada como uma tentativa de reduzir o número de pessoas que procuravam as unidades apenas para obter o documento, o que, segundo a gestão, contribuía para a superlotação e o aumento do tempo de espera.
No entanto, a decisão gerou forte repercussão negativa, sobretudo após a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas encaminhar um ofício solicitando a revogação imediata da medida, por entender que ela feria o direito dos trabalhadores.
Diante da pressão, a Prefeitura voltou atrás. Em nova nota, a SMS reafirmou o compromisso com os direitos dos usuários do sistema de saúde e informou que continuará buscando alternativas para melhorar o fluxo de atendimento nas unidades.
"Sabemos que os pacientes e seus acompanhantes que precisam de atendimento merecem respeito e atenção. Nossa iniciativa visa garantir que seus direitos sejam respeitados e que os recursos sejam destinados a quem realmente necessita", destacou a SMS.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
