Teca Nelma destaca projeto do mandato destinados às pessoas com TEA
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA
Neste 18 de junho, Dia do Orgulho Autista, a vereadora Teca Nelma reforça o compromisso com a construção de uma Maceió mais inclusiva, acessível e respeitosa para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais uma vez, a parlamentar reforça seu compromisso com a pauta da inclusão e da acessibilidade, que tem sido prioridade desde o início do mandato.
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA e a obrigatoriedade da aplicação de testes de triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A vereadora também articulou uma ação pioneira para a emissão gratuita de RGs com o símbolo do autismo (CID F84) para crianças até 12 anos, em parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas.
Outras propostas apresentadas por Teca incluem a criação de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA, a destinação de espaços sensoriais em estádios e arenas esportivas e a instituição da Semana de Conscientização sobre o Autismo. A parlamentar também protocolou o projeto que cria a Comenda Berenice Piana, voltada a homenagear pessoas e entidades que atuam na defesa da inclusão.
Já na área da educação, o mandato tem atuado para garantir o acesso de crianças autistas à rede municipal de ensino. Entre as propostas, está o fim do limite de alunos com deficiência por sala de aula e a defesa por mais auxiliares de sala e transporte escolar adaptado.
“A inclusão precisa sair do papel. Nosso mandato tem buscado garantir direitos e visibilidade às pessoas com TEA em todas as áreas: da saúde à educação, do transporte ao lazer. Hoje é dia de reforçar que o respeito à neurodiversidade precisa ser prioridade nas políticas públicas”, afirmou.
O Dia do Orgulho Autista é celebrado anualmente em 18 de junho e busca combater o estigma, valorizar a neurodiversidade e reafirmar o direito das pessoas autistas à participação plena na sociedade.
Últimas notícias
Inscrições para curso superior de Horticultura no Ifal Maragogi vão até 8 de fevereiro
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado dentro de barragem, em Arapiraca
Vereadores destacam potencial produtivo da Câmara de Maceió na Feira dos Municípios
Traipu destaca suas potencialidades na estreia na 13ª Feira de Municípios Alagoanos
Ao lado de JHC e Paulo Dantas, Lula entrega moradias e comemora marco do Minha Casa, Minha Vida
Suspeito de mais de 20 assaltos com transferências via Pix é preso em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
