Teca Nelma destaca projeto do mandato destinados às pessoas com TEA
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA
Neste 18 de junho, Dia do Orgulho Autista, a vereadora Teca Nelma reforça o compromisso com a construção de uma Maceió mais inclusiva, acessível e respeitosa para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais uma vez, a parlamentar reforça seu compromisso com a pauta da inclusão e da acessibilidade, que tem sido prioridade desde o início do mandato.
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA e a obrigatoriedade da aplicação de testes de triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A vereadora também articulou uma ação pioneira para a emissão gratuita de RGs com o símbolo do autismo (CID F84) para crianças até 12 anos, em parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas.
Outras propostas apresentadas por Teca incluem a criação de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA, a destinação de espaços sensoriais em estádios e arenas esportivas e a instituição da Semana de Conscientização sobre o Autismo. A parlamentar também protocolou o projeto que cria a Comenda Berenice Piana, voltada a homenagear pessoas e entidades que atuam na defesa da inclusão.
Já na área da educação, o mandato tem atuado para garantir o acesso de crianças autistas à rede municipal de ensino. Entre as propostas, está o fim do limite de alunos com deficiência por sala de aula e a defesa por mais auxiliares de sala e transporte escolar adaptado.
“A inclusão precisa sair do papel. Nosso mandato tem buscado garantir direitos e visibilidade às pessoas com TEA em todas as áreas: da saúde à educação, do transporte ao lazer. Hoje é dia de reforçar que o respeito à neurodiversidade precisa ser prioridade nas políticas públicas”, afirmou.
O Dia do Orgulho Autista é celebrado anualmente em 18 de junho e busca combater o estigma, valorizar a neurodiversidade e reafirmar o direito das pessoas autistas à participação plena na sociedade.
Últimas notícias
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
