Teca Nelma destaca projeto do mandato destinados às pessoas com TEA
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA

Neste 18 de junho, Dia do Orgulho Autista, a vereadora Teca Nelma reforça o compromisso com a construção de uma Maceió mais inclusiva, acessível e respeitosa para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais uma vez, a parlamentar reforça seu compromisso com a pauta da inclusão e da acessibilidade, que tem sido prioridade desde o início do mandato.
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA e a obrigatoriedade da aplicação de testes de triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A vereadora também articulou uma ação pioneira para a emissão gratuita de RGs com o símbolo do autismo (CID F84) para crianças até 12 anos, em parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas.
Outras propostas apresentadas por Teca incluem a criação de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA, a destinação de espaços sensoriais em estádios e arenas esportivas e a instituição da Semana de Conscientização sobre o Autismo. A parlamentar também protocolou o projeto que cria a Comenda Berenice Piana, voltada a homenagear pessoas e entidades que atuam na defesa da inclusão.
Já na área da educação, o mandato tem atuado para garantir o acesso de crianças autistas à rede municipal de ensino. Entre as propostas, está o fim do limite de alunos com deficiência por sala de aula e a defesa por mais auxiliares de sala e transporte escolar adaptado.
“A inclusão precisa sair do papel. Nosso mandato tem buscado garantir direitos e visibilidade às pessoas com TEA em todas as áreas: da saúde à educação, do transporte ao lazer. Hoje é dia de reforçar que o respeito à neurodiversidade precisa ser prioridade nas políticas públicas”, afirmou.
O Dia do Orgulho Autista é celebrado anualmente em 18 de junho e busca combater o estigma, valorizar a neurodiversidade e reafirmar o direito das pessoas autistas à participação plena na sociedade.
Últimas notícias

Cantora Sol morre aos 59 anos, em São Paulo

35 anos do ECA: Cria transforma direitos da infância em políticas públicas

Prefeitura de Maceió investe em nova frota de ônibus e amplia programas de mobilidade urbana

Tarifa de Trump contra o Brasil faz parte de estratégia global da extrema direita, diz especialista

Paciente nos EUA morre depois de contrair bactéria que causou Grande Peste da Idade Média

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
