Teca Nelma destaca projeto do mandato destinados às pessoas com TEA
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA
Neste 18 de junho, Dia do Orgulho Autista, a vereadora Teca Nelma reforça o compromisso com a construção de uma Maceió mais inclusiva, acessível e respeitosa para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais uma vez, a parlamentar reforça seu compromisso com a pauta da inclusão e da acessibilidade, que tem sido prioridade desde o início do mandato.
Entre os projetos propostos e já aprovados, estão a lei que amplia a validade do laudo médico pericial para pessoas com TEA e a obrigatoriedade da aplicação de testes de triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A vereadora também articulou uma ação pioneira para a emissão gratuita de RGs com o símbolo do autismo (CID F84) para crianças até 12 anos, em parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas.
Outras propostas apresentadas por Teca incluem a criação de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA, a destinação de espaços sensoriais em estádios e arenas esportivas e a instituição da Semana de Conscientização sobre o Autismo. A parlamentar também protocolou o projeto que cria a Comenda Berenice Piana, voltada a homenagear pessoas e entidades que atuam na defesa da inclusão.
Já na área da educação, o mandato tem atuado para garantir o acesso de crianças autistas à rede municipal de ensino. Entre as propostas, está o fim do limite de alunos com deficiência por sala de aula e a defesa por mais auxiliares de sala e transporte escolar adaptado.
“A inclusão precisa sair do papel. Nosso mandato tem buscado garantir direitos e visibilidade às pessoas com TEA em todas as áreas: da saúde à educação, do transporte ao lazer. Hoje é dia de reforçar que o respeito à neurodiversidade precisa ser prioridade nas políticas públicas”, afirmou.
O Dia do Orgulho Autista é celebrado anualmente em 18 de junho e busca combater o estigma, valorizar a neurodiversidade e reafirmar o direito das pessoas autistas à participação plena na sociedade.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
