São João Massayó terá Central de Reciclagem com catadores autônomos pela primeira vez
Iniciativa promove coleta seletiva no maior São João do litoral

O São João Massayó 2025 contará com uma novidade no leque de serviços sustentáveis com o funcionamento da Central de Reciclagem. A iniciativa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) consiste em um local voltado para a coleta seletiva do evento e dará oportunidade para catadores autônomos, previamente cadastrados e identificados, de trabalharem e garantirem uma renda no final da noite.
As inscrições para os catadores autônomos serão presenciais e se iniciam na próximo sábado (21). Os detalhes do processo seletivo serão divulgados em breve. Após a inscrição, o catador receberá colete de identificação, crachá e EPIs para realizar o trabalho com segurança. Serão 50 pessoas atuando em cada dia de evento. Ainda haverá cadastro de reserva para a substituição dos profissionais que não atingirem a meta da noite, dando oportunidade para outros.
"A Central irá oferecer melhores condições de trabalho para os catadores que não estão ligados às cooperativas e a garantia de uma renda ao final de cada dia de evento. Com essa novidade, estaremos transformando materiais recicláveis em oportunidades", disse Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.

No final do dia, todo material coletado será encaminhado para a cooperativa parceira atuante naquela noite, gerando renda extra, incentivando a economia circular, reduzindo custos e ampliando a vida útil do aterro sanitário de Maceió, tendo em vista a diminuição de materiais encaminhados para lá. A Central de Reciclagem vai unir inclusão social com preservação ambiental e economia sustentável.
Coleta Seletiva
Além da estreia da Central de Reciclagem no São João 2025, a Alurb também retorna com a campanha "Coleta Seletiva é Massa", sucesso nos eventos da Prefeitura de Maceió com mais de 20 toneladas de materiais recicláveis coletados.
Todos os dias de shows, cooperados da Coopvila, Cooplum, Coopmundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, parceiras do município de Maceió, estarão atuando no recolhimento e na triagem de itens descartados pelos cidadãos.
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
