Vereador quer expandir VLT para a parte alta de Maceió; linha ligaria Benedito Bentes ao Aeroporto
Allan Pierre entende que o VLT pode ser integrado ao sistema do BRT que ligará o Eustáquio Gomes à Praça Centenário

O vereador Allan Pierre (MDB) apresentou um projeto de lei e uma indicação, durante sessão na última quarta-feira (18), que propõe a ampliação do sistema de transporte de massa na capital, sugerindo à Prefeitura e ao DMTT a criação de uma nova linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou ART (Transporte Ferroviário Autônomo) ligando o bairro Benedito Bentes ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo.
A linha proposta incluiria localidades estratégicas como Cidade Universitária, Graciliano Ramos, Novo Jardim e os condomínios do Eustáquio Gomes, além de utilizar o traçado da rodovia estadual AL-405. Segundo o parlamentar, a iniciativa busca melhorar a mobilidade urbana na parte alta da cidade e oferecer uma alternativa viável ao transporte coletivo tradicional.
A proposta, que foi analisada sob os aspectos técnicos e jurídicos, considera a legislação atual que permite aos municípios planejarem seus sistemas de transporte urbano.
Allan Pierre também sugere que a nova linha se integre ao projeto do BRT que ligará o Eustáquio Gomes à Praça Centenário, facilitando a conexão entre diferentes modais. Para o vereador, a extensão até o aeroporto poderia ser articulada com os municípios vizinhos, como Rio Largo, Satuba e Messias.
“Se o município de Maceió já tem um projeto adiantado que nasce no BRT do Eustáquio até a Praça Centenário, pode levar um VLT, um ART ou um BRT até o Aeroporto, discutindo essa ideia com o município de Rio Largo e com outros municípios da região metropolitana, a exemplo de Satuba e Messias. Dessa forma, em breve, poderemos ter em Maceió, de fato, o transporte coletivo por meio dos trilhos ou similar”, disse Allan Pierre.
O VLT já opera em Maceió com 35 km de extensão, conectando a capital a Rio Largo e Satuba. Já o ART, tecnologia recente desenvolvida na China, é um sistema elétrico com visual semelhante a bondes, mas equipado com rodas de borracha, o que permite mais flexibilidade e menor custo de implantação.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
