Vereador quer expandir VLT para a parte alta de Maceió; linha ligaria Benedito Bentes ao Aeroporto
Allan Pierre entende que o VLT pode ser integrado ao sistema do BRT que ligará o Eustáquio Gomes à Praça Centenário
O vereador Allan Pierre (MDB) apresentou um projeto de lei e uma indicação, durante sessão na última quarta-feira (18), que propõe a ampliação do sistema de transporte de massa na capital, sugerindo à Prefeitura e ao DMTT a criação de uma nova linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou ART (Transporte Ferroviário Autônomo) ligando o bairro Benedito Bentes ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo.
A linha proposta incluiria localidades estratégicas como Cidade Universitária, Graciliano Ramos, Novo Jardim e os condomínios do Eustáquio Gomes, além de utilizar o traçado da rodovia estadual AL-405. Segundo o parlamentar, a iniciativa busca melhorar a mobilidade urbana na parte alta da cidade e oferecer uma alternativa viável ao transporte coletivo tradicional.
A proposta, que foi analisada sob os aspectos técnicos e jurídicos, considera a legislação atual que permite aos municípios planejarem seus sistemas de transporte urbano.
Allan Pierre também sugere que a nova linha se integre ao projeto do BRT que ligará o Eustáquio Gomes à Praça Centenário, facilitando a conexão entre diferentes modais. Para o vereador, a extensão até o aeroporto poderia ser articulada com os municípios vizinhos, como Rio Largo, Satuba e Messias.
“Se o município de Maceió já tem um projeto adiantado que nasce no BRT do Eustáquio até a Praça Centenário, pode levar um VLT, um ART ou um BRT até o Aeroporto, discutindo essa ideia com o município de Rio Largo e com outros municípios da região metropolitana, a exemplo de Satuba e Messias. Dessa forma, em breve, poderemos ter em Maceió, de fato, o transporte coletivo por meio dos trilhos ou similar”, disse Allan Pierre.
O VLT já opera em Maceió com 35 km de extensão, conectando a capital a Rio Largo e Satuba. Já o ART, tecnologia recente desenvolvida na China, é um sistema elétrico com visual semelhante a bondes, mas equipado com rodas de borracha, o que permite mais flexibilidade e menor custo de implantação.
Últimas notícias
Cadáver em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Anadia
Adriano e Aloísio Chulapa postam vídeo descontraído enquanto curtem piscina em Maceió
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Delmiro Gouveia
Mega produção: conheça os bastidores da campanha institucional do maior investimento na Grande Maceió
Zé do Rojão: 12 anos sem o ícone que marcou a cultura popular e o rádio do Agreste
Em audiência, Bolsonaro relatou surto e negou que tinha intenção de fuga
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
