São João Massayó movimenta economia criativa e corridas por aplicativo em Maceió
Motorista transforma o veículo em espaço de vendas e celebra crescimento da renda durante as festas
Com os shows do São João Massayó 2025, motoristas por aplicativo em Maceió se preparam para uma das temporadas mais movimentadas do ano. As festas juninas aumentam significativamente a demanda por transporte e fortalecem a economia criativa da capital alagoana.
O evento, considerado o maior do litoral do Brasil, impulsiona não só o turismo, mas o comércio local e o número de corridas por aplicativos. Para quem trabalha nas ruas, como Juliana Ferreira, 51 anos, mais conhecida como Ju, a movimentação representa um importante respiro na renda e na criatividade.
O aumento no fluxo de pessoas e na demanda por transporte transforma o carro de Ju em uma vitrine sobre rodas. Com isso, o impacto do São João vai além das vendas diretas.
Para ela, que é motorista por aplicativo e artesã, e desde 2019, dirige pelas ruas de Maceió, e em paralelo, vende os acessórios da própria marca, a By Ju Acessórios (@Byju.Acessorios), a movimentação na cidade após os investimentos da prefeitura em eventos culturais fez toda a diferença.

Motorista também fatura com venda de bijuterias. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
“Desde que o prefeito JHC começou a investir em festas e no turismo, percebo a cidade mais bonita, mais viva. A movimentação aumentou muito. Antes era parado. Hoje, nesses períodos festivos e de alta temporada, consigo arrecadar bem mais do que em outras épocas do ano”, afirma.
Além de motorista e artesã, Ju é mãe de dois filhos adultos e avó de uma menina de 13 anos. “Sou apaixonada por dirigir. Sinto-me livre, estou sempre conhecendo pessoas, conversando. Fazer bijuteria é meu momento de relaxar. Amo as duas coisas. E agora, com o São João, consigo transformar esse amor em renda de verdade”, conta.
Ela roda tanto pela Uber quanto pela 99, ela costuma iniciar as corridas por volta das 17h, estendendo o trabalho até às 23h, conforme o movimento do dia. E aproveita a alta de passageiros para divulgar e vender suas criações.
“Nos dias de festa, a procura por corridas cresce bastante, e já ofereço as peças que eu mesma produzo. Em junho, antes não tinha esse movimento todo, graças às festas e shows do São João, esse período é outro”, afirma.
As bijuterias ficam expostas de forma discreta no interior do carro e atraem a atenção dos passageiros, que muitas vezes se encantam pelas pulseiras antes mesmo de saber que estão à venda.
A marca nasceu em 2020, durante a pandemia, mas a paixão de Ju pelas bijuterias começou muito antes.
“Desde 2003, faço minhas peças. Comecei a aprender com revistas, depois fui me aprimorando. Sempre gostei de bijuterias mais refinadas, com cristais, com um toque mais sofisticado”, relembra.
A artesã conta que a ideia de vender no carro partiu de uma amiga e tem dado certo. “Ela disse: 'Ju, suas peças são tão lindas, por que você não coloca algumas expostas no carro?' E deu super certo, assim consigo vender as peças enquanto sigo fazendo as corridas”, comemora.
Juliana faz parte de vários grupos de artesanato e sente que muitos empreendedores aproveitam essa época para criar peças temáticas e alavancar as vendas.
“A melhor coisa é trabalhar com o que a gente ama. Dirigir me dá liberdade e minhas bijuterias me completam. E no São João, tudo isso vira renda”, conclui.
Com iniciativas como o São João Massayó, a Prefeitura de Maceió estimula não apenas o turismo e a cultura, mas também fomenta o empreendedorismo criativo e a geração de renda para quem transforma talento em negócio, dentro e fora das ruas.
Últimas notícias
[Vídeo] Homem invade igreja no Barro Duro e furta notebook durante a madrugada
Homem é preso por agredir e tentar sufocar a esposa no bairro Vergel do Lago
Ex-funcionário é alvo de operação por desviar R$ 281 mil de patrão idoso
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Homem é preso em Maceió suspeito de fotografar mulheres dormindo de roupas íntimas
Homem reage à abordagem em Arapiraca e ameaça policiais dizendo ser 'família de deputado'
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
