PM integra Plano de Defesa da SSP acionado neste sábado em municípios de Alagoas
Operação integrada será realizada durante os festejos juninos e segue até a próxima quarta-feira (25)
As forças de Segurança Pública intensificam o policiamento em municípios do interior de Alagoas a partir deste fim de semana, com o acionamento do Plano de Defesa. A ação tem início neste sábado (21), sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o objetivo de prevenir ações ilícitas e garantir mais tranquilidade à população. A operação integrada segue até a próxima quarta-feira (25), durante os festejos de São João e São Pedro.
Barreiras policiais serão montadas em pontos estratégicos do estado, especialmente em municípios que fazem divisa com outros estados. A iniciativa conta com a atuação de várias unidades da Polícia Militar, por meio de companhias e batalhões distribuídos em diferentes regiões alagoanas.
De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo, o Plano de Defesa já foi acionado em outras ocasiões, com resultados bastante positivos.

“Por meio de abordagens e inspeções, chegamos a registrar períodos com índice zero de Mortes Violentas durante o acionamento do plano. Realizamos edições anteriores nas regiões Sul, Agreste e Sertão de Alagoas, todas com ótimas avaliações”, destacou o coronel.
Entenda o Plano de Defesa
Os Planos de Defesa foram concebidos no contexto do enfrentamento a organizações criminosas. Inicialmente, tinham como foco o combate a práticas conhecidas como domínio de cidades — ações de alta complexidade que envolvem ataques a agências bancárias, resgates em massa no sistema prisional e o uso de explosivos e armamentos pesados, com alto poder destrutivo.
Com o passar dos anos, a estratégia foi sendo aprimorada, com a ampliação dos efetivos capacitados para esse tipo de operação e a incorporação de experiências bem-sucedidas de outros estados. Atualmente, os planos são aplicados para enfrentar diferentes modalidades criminosas e garantir a proteção territorial.

O Plano de Defesa segue um documento institucional e metodológico que estabelece padrões de segurança avançados para a prevenção e repressão de crimes. Em Alagoas, sua implantação é precedida por estágios técnicos, realizados desde 2022, com instruções teóricas e práticas.
Essas ações simuladas já ocorreram em mais de 15 municípios de todas as regiões do estado, como Maceió, Arapiraca, Penedo, Maragogi e Delmiro Gouveia.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
