PM integra Plano de Defesa da SSP acionado neste sábado em municípios de Alagoas
Operação integrada será realizada durante os festejos juninos e segue até a próxima quarta-feira (25)
As forças de Segurança Pública intensificam o policiamento em municípios do interior de Alagoas a partir deste fim de semana, com o acionamento do Plano de Defesa. A ação tem início neste sábado (21), sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o objetivo de prevenir ações ilícitas e garantir mais tranquilidade à população. A operação integrada segue até a próxima quarta-feira (25), durante os festejos de São João e São Pedro.
Barreiras policiais serão montadas em pontos estratégicos do estado, especialmente em municípios que fazem divisa com outros estados. A iniciativa conta com a atuação de várias unidades da Polícia Militar, por meio de companhias e batalhões distribuídos em diferentes regiões alagoanas.
De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo, o Plano de Defesa já foi acionado em outras ocasiões, com resultados bastante positivos.

“Por meio de abordagens e inspeções, chegamos a registrar períodos com índice zero de Mortes Violentas durante o acionamento do plano. Realizamos edições anteriores nas regiões Sul, Agreste e Sertão de Alagoas, todas com ótimas avaliações”, destacou o coronel.
Entenda o Plano de Defesa
Os Planos de Defesa foram concebidos no contexto do enfrentamento a organizações criminosas. Inicialmente, tinham como foco o combate a práticas conhecidas como domínio de cidades — ações de alta complexidade que envolvem ataques a agências bancárias, resgates em massa no sistema prisional e o uso de explosivos e armamentos pesados, com alto poder destrutivo.
Com o passar dos anos, a estratégia foi sendo aprimorada, com a ampliação dos efetivos capacitados para esse tipo de operação e a incorporação de experiências bem-sucedidas de outros estados. Atualmente, os planos são aplicados para enfrentar diferentes modalidades criminosas e garantir a proteção territorial.

O Plano de Defesa segue um documento institucional e metodológico que estabelece padrões de segurança avançados para a prevenção e repressão de crimes. Em Alagoas, sua implantação é precedida por estágios técnicos, realizados desde 2022, com instruções teóricas e práticas.
Essas ações simuladas já ocorreram em mais de 15 municípios de todas as regiões do estado, como Maceió, Arapiraca, Penedo, Maragogi e Delmiro Gouveia.
Últimas notícias
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
