Nome de Renan Filho volta a ser cotado como vice de Lula em 2026
Apesar de estar no governo, ala no MDB defende que o partido rompa com Lula e apoie candidatos da direita
O atual ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), volta a ser cotado para ocupar, em 2026, a vaga de vice-presidente na chapa de reeleição do presidente Lula (PT). Filho do senador Renan Calheiros construiu prestígio sólido dentro da ala do MDB alinhada ao PT no Nordeste e no Norte do país.
Renan Filho tem atuado intensamente nas discussões sobre a formação da chapa petista, defendendo que o MDB tenha voz ativa na escolha do vice. Analistas apontam que ele permanece estrategicamente bem posicionado, tanto para uma composição nacional quanto para um eventual retorno à política em Alagoas
Com uma trajetória política que inclui mandatos como prefeito de Murici, deputado federal, governador e atual ministro, Renan Filho reforça sua imagem como “político jovem com projeção nacional”.
O nome de Renanzinho se soma ao de outros possíveis candidatos do MDB à vice-presidência – como Helder Barbalho (PA) e Simone Tebet –, em meio a uma disputa interna entre correntes mais próximas ao PT e alas mais cautelosas dentro da legenda
O ex-presidente Michel Temer é contra uma articulação com o governo Lula e defende uma posição contrária. O ex-mandatário aposta que o caminho ideal seria o apoio a governadores de direita e de centro-direita para lançar uma candidatura alternativa ao Planalto.
A definição da chapa só deverá ocorrer no início de 2026. Até lá, Renan Filho mantém perfil de articulador central no MDB, sinalizando presença ativa no tabuleiro político da sucessão presidencial.
Vale lembrar que, o plano B de Renan Filho pode ser o retorno ao governo de Alagoas. Nenhuma posição sobre a sucessão de Dantas ainda foi tomada por RF aguardar uma sinalização sobre a composição com Lula em Brasília.
Últimas notícias
Ex-companheiro da tia de Rico Melquiades é liberado após audiência de custódia
Carreta quebrada provoca congestionamento na BR-101, entre Junqueiro e Teotônio Vilela
Prêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão
Jovem de Feira Grande morre no Espírito Santo após ser esfaqueado
Homem é morto no Centro de Murici; suspeito é preso horas depois
Carro pega fogo após cair de ribanceira na AL-220, no trevo de acesso a Olivença
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
