Prefeitura oferece espaço para filhos de catadores e ambulantes no São João Massayó
Local oferece cuidados, atividades de lazer e alimentação para as crianças, enquanto seus pais trabalham no evento
Desde a noite da última terça-feira(24), está funcionando o espaço kids para menores de idade cujo os responsáveis sejam catadores ou ambulantes que trabalham no São João Massayó. A iniciativa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), promove cuidados, brincadeiras e alimentação para os envolvidos.
No local, é possível brincar na piscina de bolinhas ou em outros equipamentos instalados. As crianças também podem fazer pinturas e ler. Quando der sono, também é possível deitar-se para dormir um dos colchões disponibilizados. A sala oferece ainda a oportunidade de assistir filmes infantis e realizar um lanche quando sentir fome.

Espaço para crianças garante tranquilidade à ambulante Maria do Carmos, que deixa a filha no local enquanto trabalha. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
Maria do Carmo, ambulante há mais de 15 anos, ressalta que se sente melhor sabendo que sua filha está bem cuidada.
"Geralmente ao sair para trabalhar eu precisava deixar ela na casa de outro parente ou de algum vizinho. Agora, esse espaço kids me ajudou demais. Minha filha ficou essa noite no local e eu pude trabalhar em paz, sabendo que ela está segura e sendo bem tratada, ganhando alimentação e descansando", afirmou.

Crianças ficam sob cuidado de monitores e podem ler, brincar, assistir filmes, lanchar e até mesmo dormir com segurança. Foto: Alexandre Vieira/Ascom Alurb
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, confirma o compromisso social do órgão, focando principalmente em evitar o trabalho infantil no São João Massayó.
"Essas pessoas vivem do trabalho realizado em eventos como este e precisam estar focadas para levar o pão de cada dia. O espaço kids vai cuidar dos filhos destes catadores e ambulantes, incentivar a leitura, pintura e proporcionar um lanche, além de conforto. Nossa intenção também é afastar esses menores do trabalho infantil que venham a realizar durante a noite", revelou.
O espaço kids conta com assistentes sociais da Semdes nos cuidados com as crianças e a visita frequente das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). O local estará disponível de forma gratuita até o final do São João Massayó.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
