Vacinação contra influenza atinge apenas 42% do público-alvo em Alagoas
Alagoas aplicou, até essa quarta-feira (25), um total de 309.046 vacinas
Com a chegada do inverno, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre a importância da vacinação contra a Influenza. Isso porque, é neste período que os casos da doença tendem a aumentar e a vacina tem o poder de evitar complicações e internações.
O alerta da Sesau se baseia nos números da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde, onde Alagoas aplicou, até essa quarta-feira (25), um total de 309.046 pessoas contra a Influenza. Este número equivale a 42,27% do público alvo preconizado, que corresponde a 731.040 pessoas. A meta, no entanto, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.
Segundo a assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Ana Mércia dos Santos, o Estado aplicou um total de 599.065 doses. “A vacinação segue ocorrendo nos 102 municípios alagoanos e está liberada para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, sendo prioritária para as crianças, gestantes e idosos”, explica.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reforça que a vacina contra a Influenza é segura e eficaz. “Sua aplicação é fundamental para proteger a saúde individual e coletiva, principalmente nesse período em que as infecções respiratórias tendem a aumentar. Por isso, reforçamos que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se vacine”, conscientizou o gestor da Sesau.
A vacina disponibilizada na rede pública protege contra as principais cepas do vírus Influenza que estão em circulação no Brasil, incluindo o H1N1, H3N2 e Influenza B. Para se vacinar, basta comparecer a um dos Postos de Vacinação fixos ou volantes, indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos 102 municípios alagoanos.
No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação para o registro da dose do imunizante. O usuário não pode estar apresentando sintomas gripais.
Alagoas registrou, no ano passado, 232 casos e 52 óbitos, sendo 168 casos e 29 óbitos de janeiro a abril. Já no mesmo período deste ano, foram computados 15 casos e nenhum óbito.
Últimas notícias
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Polícia investiga caso de estupro de vulnerável e agressão em Arapiraca
Colisão traseira provoca morte de condutor de quadriciclo na AL-101 Norte, em Maragogi
Homem preso por participação em tentativa de homicídio afirma ter recebido R$500 para pilotar moto
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
