Denúncias anônimas levam polícia a apurar suspeitas de maus-tratos a cães em Viçosa
Em uma das ocorrências, latidos excessivos resultaram em TCO por perturbação do sossego
A Polícia Civil de Alagoas realizou diligências no município de Viçosa para apurar duas denúncias anônimas de possíveis maus-tratos a cães. A operação foi resultado de uma ação integrada entre delegacias da capital e do interior do estado.
O delegado Robervaldo Davino, titular da Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal, em Maceió, recebeu uma denúncia relatando que cães estariam sofrendo maus-tratos em uma residência no município de Viçosa. Considerando a gravidade das informações, acionou o delegado Fernando Lustosa, responsável pela Delegacia Regional de Viçosa, que imediatamente designou uma equipe para apuração dos fatos.
A diligência, realizada no último final de semana pela equipe plantonista, foi coordenada pela delegada adjunta Ana Carolina Sekeff, que conduziu as investigações nos locais indicados.
A primeira diligência ocorreu no bairro Mutirão, onde o morador autorizou voluntariamente a entrada da equipe policial. No local, foi constatado que os cães estavam alimentados, com acesso à água, boa aparência física e espaço para circulação. “Vizinhos confirmaram que, a princípio, não havia sinais de maus-tratos”, relatou a delegada Ana Carolina.
Contudo, foi constatada uma grande quantidade de animais na residência, o que resultava em barulho constante, com latidos e choros frequentes, gerando grande incômodo à vizinhança. Diante disso, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o tutor dos animais por perturbação do sossego. O morador informou que pretende se mudar para um local mais espaçoso, buscando melhores condições para os cães e menos impacto para os vizinhos.
A segunda denúncia se referia a uma brutal mutilação de um cão no bairro da Dourada. O animal teria tido o rabo cortado de forma cruel, e testemunhas apontaram que um indivíduo da região mantinha cães em condições precárias e era reincidente em casos de maus-tratos.
No momento da diligência, nenhum cão foi encontrado na residência do suspeito, mas a equipe iniciou investigações para apurar a autoria da mutilação. Segundo informações da autoridade policial, o cão agredido foi resgatado, passou por uma cirurgia para reconstrução da cauda e já foi adotado por uma nova tutora, encontrando um lar seguro.
A ação reforça a importância das denúncias anônimas, que possibilitam a atuação rápida e eficaz das autoridades diante de crimes ambientais e contra a proteção animal.
A delegada Ana Carolina destacou que os casos continuam sendo acompanhados e que a população pode e deve colaborar com informações, assegurando o bem-estar dos animais e a ordem na comunidade.
Últimas notícias
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
