Vereadores vão analisar a solicitação do Município para contratação de empréstimos
Comissão de Orçamento e CCJ vão emitir pareceres para que a Câmara vote o projeto de forma transparente e sem dúvidas
A Câmara Municipal vai analisar com mais detalhes a solicitação da Prefeitura de Maceió para contratação de crédito no valor de R$ 1,2 bilhão que será destinado ao “Programa Avança Maceió”. O pedido de empréstimo tramita em regime de urgência desde a semana passada, quando o Município publicou em Diário Oficial e encaminhou projeto para avaliação do Legislativo.
Durante a sessão desta terça-feira (8), o presidente da Câmara, Chico Filho, acatou os pedidos da Comissão de Orçamento e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para que o parlamento tenha mais tempo hábil para deliberar e emitir pareceres acerca da contratação e operação de crédito.
As comissões de Orçamento e CCJ vão se debruçar sobre o projeto e quando os pareceres estiverem publicados em Diário Oficial, será marcada uma nova sessão extraordinária para deliberar sobre o assunto. Como o pedido tramita em regime de urgência, os prazos são diferentes, e o parlamento continua em sessão permanente.
O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Samyr Malta, ressaltou que as informações solicitadas ao Município sobre os empréstimos chegaram nesta terça (8), portanto, existe a necessidade de os vereadores avaliarem com mais rigor as respostas da prefeitura.
“Todos os vereadores precisam saber com mais detalhes o que está sendo discutido e o que será votado aqui na Câmara”, disse o parlamentar.
Para a presidente da CCJ, Olivia Tenório, além dos vereadores, a população também precisa compreender o que representa a contratação dos empréstimos. “Existe agora a necessidade de solicitar um pouco de prazo para dar atenção ao que está sendo pedido pelo Município”, complementa.
Já o vereador Rui Palmeira defendeu que o parlamento votasse o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) na sessão desta terça (8), e na volta do recesso parlamentar, em agosto, os empréstimos fossem aprovados. No entanto, o entendimento no Legislativo foi o de que tanto a LDO quanto a contratação de operação de crédito serão analisados conjuntamente em plenário.
As votações sobre os projetos não tiveram continuidade hoje devido à ausência de quórum.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
