Rio Largo se destaca na saúde da mulher com mais de 5 mil exames realizados no primeiro semestre de 2025
Os atendimentos foram realizados entre janeiro e junho pelo Espaço AMU e pela Atenção Primária do município

No primeiro semestre de 2025, o Espaço de Assistência à Mulher de Rio Largo (AMU) reforça seu papel como referência estadual no cuidado com a saúde da mulher. Entre janeiro e junho, em parceria com a Atenção Primária do município, foram realizados 3.404 exames de citologia, fundamentais para a prevenção do câncer do colo do útero, e ofertadas 1.782 mamografias, colocando Rio Largo entre os três municípios que mais realizam mamografias em Alagoas.
Instalado no bairro do Cucaú, o AMU é um espaço de acolhimento e escuta ativa, com atendimento psicológico, assistência social e orientação jurídica para mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência. O trabalho também conta com o apoio da Patrulha Maria da Penha, garantindo uma rede de proteção integrada.
Além disso, o espaço oferece uma ampla gama de especialidades médicas voltadas à saúde da mulher, como clínica geral, ginecologia, mastologia, dermatologia, nutrologia, reumatologia, obstetrícia (pré-natal de médio risco), fisioterapia, nutrição, pediatria, odontologia, colposcopia/vulvoscopia, colocação de DIU, eletrocardiograma, ultrassonografia e atendimento com cirurgião ginecológico.
Para a secretária da Mulher, Anny Kelly, toda essa estrutura reforça o compromisso com o cuidado integral e humanizado da gestão municipal com as mulheres riolarguenses.
“O nosso trabalho é garantir que toda mulher de Rio Largo tenha acesso ao cuidado integral, da saúde física à proteção emocional e jurídica. A citologia é um exame simples, mas que pode salvar vidas, e temos orgulho de já ter alcançado mais de 3 mil mulheres nesses primeiros seis meses. Seguimos firmes, promovendo saúde, dignidade e acolhimento para todas”, destacou.
As ações do AMU são geridas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria da Mulher e da Pessoa com Deficiência (SEMUPCD). Além dos atendimentos no espaço, todas as Unidades Básicas de Saúde de Rio Largo estão aptas a realizar o exame de citologia, sem necessidade de encaminhamento. Basta que a mulher procure a UBS ou o próprio AMU para agendar o exame, que é rápido, indolor e essencial para a prevenção de doenças.
Últimas notícias

Governo de Alagoas inicia Censo da Pessoa em Situação de Rua nesta quarta-feira

Secretaria de Cultura de Arapiraca convoca suplentes para editais de fomento

Preso mais um suspeito de arrastão em hamburgueria na parte alta de Maceió

Acidente de trânsito deixa dois homens feridos em São Miguel dos Milagres

Cão é baleado durante ação policial em Maceió e caso é investigado pela Polícia Civil
Senador Fernando Farias será relator da indicação de Marluce Caldas ao STJ
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
