Política

Eleito presidente do PT Alagoas, Ronaldo Medeiros só tomará posse em setembro

Até lá, Ronaldo enfrenta questionamento por parte da chapa perdedora

Por Felipe Ferreira 10/07/2025 14h02
Eleito presidente do PT Alagoas, Ronaldo Medeiros só tomará posse em setembro
Ronaldo Medeiros, deputado estadual pelo PT - Foto: Assessoria

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a vitória do deputado estadual Ronaldo Medeiros no Processo de Eleição Direta (PED) em Alagoas. Com mais de 9 mil votos, o parlamentar superou os adversários internos, sobretudo Dafne Orion, e assumirá a presidência estadual da legenda.

A eleição, realizada no último dia 6 de julho, registrou um recorde de participação no estado: quase 15 mil filiados compareceram às urnas, tornando a disputa a maior já realizada pelo PT alagoano em termos de mobilização interna.

Com o resultado homologado pela executiva nacional, a posse da nova direção do partido em Alagoas — assim como das demais direções estaduais em todo o país — está prevista para ocorrer até o dia 14 de setembro.

Até o dia da posse, o deputado estadual enfrenta questionamentos por parte da chapa Coração Petista, encabeçada pela sindicalista Dafne Orion. O grupo de Paulão aponta que houve irregularidades, como a compra de votos, durante o dia da eleição.

"Teremos muitos desafios pela frente. Temos a tarefa de reeleger o presidente Lula e aumentar nossas bancadas, tanto no estado quanto em Brasília. Por isso, garantir a unidade partidária é essencial", afirmou Ronaldo Medeiros após o anúncio oficial.

A nova gestão do PT em Alagoas deve comandar as articulações para as eleições de 2026, fortalecendo o papel do partido no cenário estadual e definindo estratégias para ampliação da base de apoio ao governo federal.