Inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas 2025 encerram nesta sexta-feira (11)
Programa reconhece mestres da cultura popular e concede bolsa mensal de 1,5 salário mínimo
Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para inscrições no Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV-AL) 2025. Promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o programa busca reconhecer mestres e mestras da cultura popular alagoana que mantêm vivas as tradições e saberes do estado.
Os interessados podem realizar a inscrição presencialmente no setor de Protocolo da Secult, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro, Maceió, das 9h às 14h nesta sexta-feira; ou pela internet, através do site do Cadastro Único da Cultura Alagoana (CUCA), no endereço cuca.al.gov.br.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa como forma de reconhecimento dos guardiões da cultura imaterial de Alagoas.
“O Registro do Patrimônio Vivo é uma forma concreta de preservar nossa identidade e dar visibilidade àqueles que constroem e mantêm vivas as nossas raízes culturais”, afirmou.
Para participar, é necessário comprovar residência em Alagoas há mais de 20 anos, atuação contínua na cultura popular durante esse período e reconhecimento da comunidade como transmissor de saberes.
Os candidatos devem apresentar currículo ou portfólio, documentos pessoais, declarações de entidades culturais e dados bancários. Inscrições incompletas ou fora do prazo serão desclassificadas.
O(a) selecionado(a) será registrado no Livro do Patrimônio Vivo e passará a receber uma bolsa mensal de 1,5 salário mínimo, com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 12 de agosto de 2025.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
