Detran amplia fiscalização e reduz em 36,87% casos de alcoolemia na Lei Seca
Mesmo com aumento de 61% nos testes, índice de condutores sob efeito de álcool registrou queda proporcional nos primeiros seis meses de 2025
A Operação Lei Seca em Alagoas registrou, no primeiro semestre de 2025, uma redução proporcional de 36,87% nos casos de alcoolemia, em comparação ao mesmo período de 2024. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) ampliou as ações e investiu no uso de equipamentos que dão mais celeridade às abordagens, o que resultou em um aumento de 61,64% no número de testes realizados este ano.
Foram 27.557 testes de alcoolemia aplicados entre janeiro e junho de 2025, 10.507 a mais do que os 17.050 realizados no mesmo período do ano anterior. Apesar do crescimento nas abordagens, o número de condutores flagrados sob efeito de álcool teve uma variação absoluta baixa: este ano, foram registrados 623 casos, contra 611 em 2024, o que representa um acréscimo de 1,96% em números absolutos.
Os dados indicam uma redução proporcional de 36,87% nos flagrantes de alcoolemia, uma queda significativa, já que a quantidade de testes realizados em 2025 foi 61,64% maior do que no mesmo período de 2024. Ou seja, houve mais abordagens e, proporcionalmente, menos condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
Esse avanço é resultado de um conjunto de ações adotadas pelo Detran/AL, como o uso dos novos etilômetros passivos, que permitem maior agilidade e eficiência nas abordagens, e a intensificação de ações educativas no interior e em empresas privadas. Outro ponto de destaque é a parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL), que possibilitou a ampliação da fiscalização em rodovias estaduais.
“Conseguimos trabalhar de forma célere com os novos equipamentos recebidos: temos novos etilômetros e também um escritório móvel que auxilia na blitz para a realização de trâmites administrativos. Realizamos um trabalho estratégico e otimizado para preservar o máximo de vidas possível”, concluiu o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Eduardo Alex.
Últimas notícias
Suspeito de tráfico e adulteração de arma ligado ao Comando Vermelho é preso em Rio Largo
Casal é conduzido à delegacia após briga com foice e machado na zona rural de Taquarana
Policiais do 6º BPM prendem em Maragogi suspeito de integrar facção criminosa que atua na região
Mulher aciona polícia após discussão com marido em Arapiraca
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Polícia investiga caso de estupro de vulnerável e agressão em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
